Luna Del Nero de Oliveira, estudante do 1º ano do Colégio Unifebe, foi uma das 15 medalhistas da categoria reconhecidas na região sul do Quimeninas, além da menção honrosa. A competição é a Olimpíada Nacional Feminina de Química.
Com meninas do 9º ano do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio, a competição busca estimular a participação do público feminino nas competições de química, assim como identificar novos talentos no setor e o número de medalhistas femininas.
Contente pelo desempenho da estudante, o diretor do Colégio Unifebe, professor Leonardo Ristow, destaca a seriedade com que ela encara a rotina escolar. “Ficamos muito contentes com os resultados. A Luna é uma aluna excelente e o resultado confirma esse esforço, dedicação e disciplina com os estudos. Ficamos muito honrados em ter esta aluna premiada”, afirma.
De acordo com ele, a participação no Quimeninas também marca uma intensificação do incentivo à participação das meninas em atividades semelhantes e na formação científica. A participação do Colégio no projeto surgiu após sugestão do professor de Química, Heitor Paloschi, para as estudantes que se enquadravam no perfil da iniciativa. A prova ocorreu no dia 22 de novembro.
Para o professor, a participação foi positiva pelo engajamento dos estudantes. “Como professor de Química, ver nossos estudantes se destacando em competições no âmbito nacional é muito gratificante. É uma confirmação do ensino de qualidade que estamos ofertando aos nossos estudantes, e também de todo engajamento, participação e dedicação por parte deles”, descreve.
Destacando o empenho para atingir o resultado, Luna classifica a participação como um fator de motivação aos estudos. “Participar desse evento foi uma experiência muito legal. Ser reconhecida entre as participantes foi uma grande honra e acredito que a competição me proporcionou uma grande motivação. A dedicação foi essencial para atingir os resultados, além da capacidade de conseguir responder às provas extensas”, afirma a estudante.