Cristiéle Borgonovo
Ele tinha 16 anos quando iniciou no primeiro emprego. Jairo Jacinto, 40 anos, teve a carteira assinada pela primeira vez como sapateiro no Calçados Ala, em São João Batista. O primeiro emprego também é o único. Ele evoluiu nas funções, se aperfeiçoou e atualmente trabalha há 24 anos na mesma empresa.
Jairo recorda que quando iniciou na função atuava na marcação. Depois foi para o setor de corte e passou por outros como almoxarifado. Como era interessado em sempre evoluir, aproveitou todas as oportunidades que surgiram na empresa. Além de se dedicar a função que exercia buscava sempre algo a mais.
Concluiu a graduação em Designer de Calçados pela Univali – Universidade do Vale do Itajaí – uma parceria com o Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Além de diversos curso na área e MBA em Lean Manufacturing.
Uma das oportunidades que a profissão de sapateiro lhe deu, foi de poder viajar para a Europa e conhecer de perto o imenso universo da moda. Além das vitrines e lojas a imersão das arquiteturas e o dia a dia lhe trouxe uma bagagem de suma importância.
Atualmente ocupa a função de líder responsável pelo setor de modelagem da empresa, que produz milhares de pares por mês. Jairo também recorda de toda a evolução que a profissão de sapateiro passou ao longo desses 24 anos. “Passa um filme pela cabeça, são muito processos, o calçado é feito por muitas mãos e nesse período muita coisa mudou. A evolução com a chegada da tecnologia é uma delas, porém há algo que não muda é que para um sapato ficar pronto precisa da dedicação e união de todos para que, finalmente, ele seja colocado na caixa”, diz.
Jairo conta do orgulho que tem em fazer parte da família Ala e, também, gratidão a empresa por todos os incentivos. “A fábrica oferece essa oportunidade de crescimento, mas as pessoas também precisam se mostrar interessadas. Sou feliz pelo que conquistei graças a profissão que exerço com tanto carinho, a de sapateiro”, conclui.