Cristiéle Borgonovo
Adriano Ventura, 44 anos, é natural de São João Batista. Durante toda a trajetória profissional atuou em três empresa na cidade, todas na mesma área: a produção de solados para calçados. Ele recorda da evolução pessoal no setor ao longo de mais de duas décadas exercendo a função e, se tem algo de que Adriano entende é de solado.
O primeiro emprego foi na extinta Polivale, onde pela primeira vez viu o processo de produção de uma sola em 1997. Por quatro anos trabalhou nessa empresa, onde contava e separava os solados. Quando a Polivale se difundiu, começou a atuar na SJB, sendo que exercia a mesma função, onde trabalhou por dois anos.
Em 2003 soube que uma nova empresa de solados iniciaria as atividades. “Iniciamos junto com a Hiper Solados, fui o primeiro funcionário da produção contratado, ao longo desses anos acompanhamos toda a evolução e mudanças que aconteceu”, relata.
Como a empresa iniciava as atividades, os cinco colaboradores faziam todos os processos. Dessa forma deixou de ser um separador de solas para um profissional com experiência em todas as áreas da produção. “Esse início da Hiper Solados me transformou em um profissional completo, sou muito grato por ter vivenciado esses momentos que foram de grande aprendizado”, conta.
Ele conta que nesse período, os cinco funcionários esmoldavam, depois refilavam, separavam, revisavam e assim por todos os processos, e dessa forma a fábrica cresceu. “Vi a oportunidade de evoluir e agarrei com as duas mãos, e me transformei no profissional que sou hoje”, destaca.
Atualmente são cerca de 70 colaboradores na empresa. Adriano é o responsável por toda organização e conferência dos processos da produção. “São 20 anos de um excelente local para trabalhar, com um patrão muito correto e principalmente onde construiu uma evolução de vida”, conclui.