Vilmar da Silva, 67 anos é natural de São João Batista e sempre atuou em uma única profissão, a de sapateiro. Aprendeu o ofício aos 14 anos, na empresa Irmãos Zunino. Na época, por três meses, até aprender a trabalhar não recebia salário, somente depois desse período é que começou a receber o ordenado. Lá trabalhou por cinco anos.
Depois trabalhou no Calçados Márcia e Calçados Vera Cruz. Foi no Calçados Raphaella Booz que trabalhou por mais tempo, foram 23 anos de dedicação. Atuava como cortador e encarregado no setor de corte. Também trabalhou na Laura Porto por 15 anos, exercendo a mesma função. Em 2011 se aposentou, e os primeiros meses aposentado lhe deixou doente, precisando de tratamento, e foi o retorno ao universo dos calçados que lhe ajudou melhorar. Hoje trabalha por dia, meio período, também no setor de corte na profissão que ainda exerce com tanto orgulho.
Solenidade
A honraria que será entregue pelo Poder Legislativo tem a finalidade de reconhecer a importância de todos os sapateiros atuantes e já aposentados. A solenidade será na quarta-feira, 25, às 19h30 no Plenário da Câmara de Vereadores de Sã João Batista.