Juliano César
O chamado ‘morde e assopra’ é o tom da atual legislatura. Em vários casos, já se viu vereador batendo boca com outro e, até mesmo, alguns ameaçando de que “contaria algo comprometedor”. Qual o fim disso? Nada, apenas que, entre seus pares, no fim, os edis se entendem muito bem. Claro, nem todos, como toda regra, há as exceções.
A ABSOLVIÇÃO DE GRIMM
A absolvição de Gustavo Grimm (Cid), quanto ao primeiro processo que pedia sua cassação na Câmara de Vereadores, era previsível. E assim será, também, com a segunda acusação. A atual composição política na Casa do Povo pode até se desentender aqui e acolá, ontem e hoje. Mas o amanhã é sempre pacífico. Está no atual gene dos vereadores.
MAJOR GERCINO X LEOBERTO LEAL
Após entrevista do prefeito de Major Gercino, Valmor Pedro Kammers, o Valmor do Pita (Rep), na Rádio Verde Vale, em que disse que há dificuldades maiores em cuidar da malha viária local, em relação ao município de Leoberto Leal, o prefeito Vitor Norberto Alves (MDB) não gostou da situação, principalmente quando o tema foi Boiteuxburgo, justamente terra da primeira dama de Leoberto. Segundo o chefe do Executivo leobertense, cada um cuida de sua cidade e que é preciso respeito entre as partes. Ele falou durante sessão na Câmara de Leoberto Leal. O assunto bombardeou as redes sociais durante a semana. Como tratam-se de municípios vizinhos e amigos, esperamos que a cordialidade se estabeleça.
SEM CHANCE COM O MDB
Vereador de Nova Trento, Gabriel Pereira Battisti (PSDB) disse que não há a mínima chance de uma possível composição com o MDB para as eleições do ano que vem. “Durante todo esse tempo de vereador eu sou oposição. Seria hipocrisia de minha parte dizer o contrário”, destacou.
TUDO PRÉ-DEFINIDO
Aliás, o mapa político neotrentino está bem desenhado e não é segredo para ninguém. De um lado, a situação, ao qual terá o prefeito Tiago Dalsasso (MDB) como pré-candidato natural para a reeleição, tendo como vice, Moacir Tadeu Dalla Brida que irá ao PSD. Do outro lado, há o bloco oposicionista, com a pré-candidatura de Maxiliano de Oliveira, o Max (PL), junto com PP e PSDB. A única coisa que mudará será o vice de Max.
CORTES ORÇAMENTÁRIOS
E com tantos municípios catarinenses atingidos pela enchente e tendo que ser assistidos pelos Governo Estadual e Federal, já há uma certa preocupação de que o programa Estrada Boa aqui em Santa Catarina, poderá sofrer cortes orçamentários. Não se descarta essa possibilidade para que, desta forma, o estado possa dar uma resposta rápida para a reconstrução de vários municípios.