Juliano César
Presidente do PL de São João Batista, Felipe Lemos disse que o ‘fogo amigo’ tem atrapalhado a ligação entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado. “Eu tento ajudar, fazer a minha parte. Mas há muita ciumeira na Prefeitura. Então a gente acaba recuando”, disse. Segundo ele, é preciso maturidade para que haja um elo entre o município e o estado.
COM O GOVERNADOR
Nesta semana, Lemos esteve no Centro Administrativo e na Casa D’Agronômica, em encontros com o governador Jorginho Mello (PL). Segundo o empresário, foram debatidas demandas municipais no setor de infraestrutura, além de pleitos para diminuir o ICMS dos componentes para calçados. Nesse caso, os empresários Almir e Aderbal dos Santos também marcaram presença.
UM MÊS SABÁTICO
Vereador de São João Batista, Elisandro dos Santos (PP) não sabe se voltará a ocupar o cargo no Poder Legislativo. Segundo o edil, ele tem 30 dias para pensar e colocar a vida em ordem. “Tenho uma missão que me foi dada e está sendo bem cumprida. Fiz um ótimo trabalho. Mas algumas questões profissionais e particulares podem me fazer não retornar à Câmara de Vereadores”, disse. A declaração surpreendeu a todos.
RODÍZIO AOS SUPLENTES
Neste momento, metade da Câmara está sendo ocupada por suplentes em São João Batista. ‘Nunca antes na história’ desse Poder Legislativo, tantos vereadores abriram espaço para os suplentes, o que valoriza quem soma votos nas eleições e ajuda a eleger os titulares. Lembro que, na legislatura passada, o ex-vereador Juliano Peixer concedeu por nove meses espaço aos suplentes da época.
“NÃO SOU CANDIDATO”
Ex-prefeito para dois mandatos, Aderbal Manoel dos Santos declarou que não é candidato a prefeito em 2024. O assunto veio à tona, após populares pedirem para que ele seja o candidato do 11 no ano que vem. Porém, o empresário foi direto ao dizer que não é candidato: “não sou candidato”, escreveu.
DOIS NOMES
Aliás, o Partido Progressista tem dois nomes como prés-candidatos para cabeça de chapa em São João Batista: o empresário e ex-vereador Fábio Norberto Stürmer, o Fábio da Ravel, e o atual vereador Mateus Galliani. Recentemente, ambos foram os únicos da sigla que colocaram o nome à disposição.
SEM BANHEIRO
A construção da nova Casa de Química do Semais de Canelinha é plausível de elogios, pela importância de dar mais qualidade e garantia no líquido ofertado à comunidade. Mas o que não dá para engolir é a falta de um banheiro químico aos próprios funcionários da autarquia, além dos empregados da empresa terceirizada que realiza a obra. Há 20 dias, o vereador de oposição Thiago Vinícius Leal (MDB) alertou sobre o assunto. O jeito é fazer as necessidades ali no matinho mesmo.
BISNAGUEIRA DA ÁFRICA
Vereador Victor Alisson Gomes (PSDB) levou até a Câmara de Nova Trento uma proposta para que o município substitua uma espécie de árvore que estaria causando a morte de insetos e intoxicando plantas. A árvore Spathodea, ou Bisnagueira, como é conhecida popularmente, é originária da África. De acordo com a indicação do vereador, a planta é cientificamente comprovada como tóxica para espécies de abelhas e aves, o que é prejudicial para a apicultura local. Ele ressalta que desde 2017 há uma lei que proíbe o plantio e a reprodução desta árvore específica no município. A bisnagueira é uma árvore exótica, nativa da África. O vereador menciona que ela foi introduzida na região por causa das flores e do uso paisagístico.
REUNIÃO NO PINHEIRAL
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Major Gercino informa que haverá uma importante reunião na quarta-feira, 20, às 18h30, no Salão da Igreja do distrito de Pinheiral, com o tema averbação do georreferenciamento. Segundo a presidente Marlene Aparecida Ribeiro Fuck, o encontro contará com a presença de representantes do Cartório de Registro de Imóveis de São João Batista.