A Prefeitura Municipal de São João Batista, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil e da Secretaria de Assistência Social, promoverá uma campanha de arrecadação de doações para as famílias atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Denominada “Raízes Solidárias”, a iniciativa tem como objetivo prestar auxílio humanitário às cidades devastadas pelo evento climático atípico, que, nos últimos dias, deixou centenas de desabrigados e mais de 30 mortos.
Os donativos podem ser entregues até sábado, 9, das 8h às 22h, no Ginásio da Escola Alice da Silva Gomes (Rua Lauro Francisco Sgrott, nº 48). Os seguintes itens podem ser doados: água potável, materiais de higiene pessoal, produtos de limpeza, cobertores e roupas. Os mantimentos arrecadados serão levados no domingo (10), de caminhão, para o estado vizinho, que é berço de significativa parte da população batistense.
De acordo com o Governo do Rio Grande do Sul, em auxílio às vítimas do desastre natural, diversas secretarias estaduais estão engajadas em ações humanitárias e no atendimento à população.
Além de todo o trabalho de monitoramento e de socorro aos atingidos, a Defesa Civil estadual está recebendo doações. Itens como alimentos, água potável, roupas e produtos de higiene e limpeza podem ser entregues na Central de Doações do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre. Os quartéis da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar também receberão doações.
O governo também está recebendo o apoio de outras unidades da federação para auxiliar nas operações de resgate. Os governos de Santa Catarina e do Paraná enviaram reforços. O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina destinou um helicóptero, guarnições de busca de salvamento equipadas e 26 bombeiros. O Paraná também enviou uma aeronave e uma equipe do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas, que atuarão no socorro à população gaúcha.