Juliano César
Nesse mês de agosto, a secretária municipal de Assistência Social de Major Gercino, Regina Mara Sousa Fuck completa dois anos à frente da pasta. Segundo ela, são dois anos de muita luta, aprendizado e dedicação.
“Quando aceitamos o desafio, a convite do prefeito, sabíamos que seria um período de adaptação, aprendizado e crescimento. E tenho a certeza que é isso que está acontecendo até aqui”, analisa.
De acordo com a secretária, Major Gercino é um pequeno município, mas que tem problemas tão diversos quanto as grandes cidades. “O problema é que nós não temos os equipamentos que centros grandes possuem para atender as demandas, o que nos gera muito mais trabalho a se realizar. Não temos Creas, Casa de Passagem ou Casa de Acolhimento. Por isso, nossa equipe técnica tem que se virar e fazer acontecer para que as demandas sejam resolvidas”, destaca.
Posto do INSS
Há cinco meses, Major Gercino conta com um Posto de Atendimento do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS), ao qual a secretária enaltece como uma grande conquista para a comunidade local. “Na época fomos a Brasília e conseguimos todos as informações necessárias para um acordo de cooperação técnica. De imediato, o prefeito acatou a ideia e hoje é uma realidade”, revela.
Com isso, o cidadão não precisa mais se deslocar até Tijucas ou Brusque para dar entrada nos benefícios como aposentadoria rural, auxilio doença e auxilio maternidade, por exemplo.
SCFV
Outro ponto em destaque é sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). “Atendemos 120 crianças, de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h, onde oferecemos café da manhã, almoço e café da tarde, além de diversas atividades e oficinas de música, pintura artística e contação de histórias”, conclui, ao agradecer toda a equipe da Assistência Social.