O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de São João Batista completa, nesta sexta-feira, 21, um ano de funcionamento. Desde sua inauguração em julho de 2022, a unidade, que fica situada na rua Augusto Paulo Durkopp, n° 60, tem desempenhado um papel decisivo no reordenamento dos serviços de atenção à saúde mental na região.
Ao longo dos últimos 12 meses, o Caps realizou aproximadamente quatro mil atendimentos, abrangendo consultas médicas, consultas psicológicas, acolhimentos do serviço social, visitas domiciliares, orientações à população, encaminhamento para a rede, internações e atendimentos em grupos terapêuticos.
O impacto dessas ações tem sido observado no Hospital Municipal Monsenhor José Locks, onde houve uma redução significativa no número de pacientes que buscam atendimento de emergência devido a crises de pânico, ansiedade e tentativas de suicídio. E, também, na diminuição das filas de espera para consultas psicológica ou psiquiátrica junto ao Ambulatório Municipal de Saúde Mental.
A equipe da unidade atualmente é composta por dois psicólogos, um assistente social, um médico clínico geral, um médico psiquiatra, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, um auxiliar administrativo, uma monitora e um auxiliar de serviços gerais.
A cada mês são realizadas, em média, 200 atendimentos psicológicos, 60 orientações do serviço social, 100 consultas com clínico geral, 30 consultas psiquiátricas, 200 acolhimentos pela enfermagem e cerca de 280 pacientes atendidos nos grupos terapêuticos.
Na unidade, também são desenvolvidos sete grupos, atendendo uma média de dez participantes por encontro. São eles: Grupo Amparo, Grupo de Jovens, Grupo da Família, Grupo de Crianças, Grupo Sabedoria, Grupo A.D e Grupo Tabagismo.