Juliano César
Repercutiu muito nos bastidores da política de São João Batista, a origem do dinheiro que foi parar naquelas fotos dentro do gabinete da Prefeitura, em que um cidadão pediu pela cassação do vice-prefeito Almir Peixer, o Déi do Gás, por quebra de decoro. E a origem veio da própria defesa escrita do Déi, que arrolou o ex-vereador e empresário Heriberto Eurides de Souza, o Betinho Souza, para testemunhar na Câmara de Vereadores.
A ORIGEM
O tal dinheiro teve origem de forma legal. Ou seja, a empresa (securitizadora) de Betinho Souza emprestou o montante (via cheque), a um dos empresários que aparecem na foto. No dia seguinte, o empresário sacou o cheque e, quando estaca com o dinheiro em mãos, foi visitar o prefeito em exercício no gabinete, ao passo que tiraram e divulgaram as fotos em um grupo de WhatsApp. É nesse momento que o cidadão cita a falta de decoro pelo cargo do prefeito em exercício, mesmo que não há registro dele com o dinheiro em mãos. Ou seja, o din din teve origem lícita. Resta agora investigar para saber se o destino final também tem licitude.
PRESENÇA NA SESSÃO I
O X da questão é que o ex-vereador estava justamente na sessão em que Déi passou um aperto devido as perguntas mais fortes do vereador Gustavo Grimm (Cid), ao qual tem ligação política com Betinho. Ou seja, o empresário e ex-vereador sabia da licitude do dinheiro, porém em nenhum momento avisou, por exemplo, ao corretor de imóveis Ricardo Grimm, sobre essa questão.
PRESENÇA NA SESSÃO II
Grimm, aliás, rasgou elogios a Betinho naquela sessão, dizendo que “é uma vergonha esse ignorante ser o prefeito”, em relação ao Déi. E seguiu o uso da palavra dizendo que o prefeito deveria ser Betinho Souza, que acompanha inloco o discurso efusivo de seu pupilo.
SEM CLIMA
Se com a aprovação na semana passada da Moção de Aplausos para o grupo de WhatsApp já murchou o tal pedido de cassação, imagina agora com essa novidade desta semana. Fontes ouvidas pela coluna revelaram que não há nem clima para seguir com este assunto na Câmara. E se viu na ultima sessão quem, em nenhum momento, o assunto foi citado.
AUSÊNCIA
Coincidência ou não, Gustavo Grimm não compareceu na sessão se segunda-feira, 29, ao informar que está com virose. Porém, já emendou um mês de licença, abrindo desta forma espaço para o suplente Silvano Amarildo Bordout, o Mandin, ao qual já cobra essa oportunidade desde o ano passado.
TESTEMUNHA
Já Betinho Souza disse que o fato de seu nome ter sido colocado como testemunha não tem sentido nenhum, pois ninguém lhe consultou sobre isto. “Até porque não tenho nada para falar, o que vejo é que querem polemizar para distorcerem os fatos”. O ex-vereador disse que a empresa apenas cedeu uma microfilmagem de um cheque de um cliente. “Jamais negaria isto, quem deve explicações não somos nós, mais sim quem aparece nas escandalosas fotos. Este cheque tem origem de uma operação fiscal 100% legal, não temos nada a esconder. O que fizeram com o cheque e se o valor que estava no gabinete era fruto deste mesmo, quem deve explicações não somos nós, é nosso cliente.”, disse.
SEM SE DESPEDIR
Anderson Duarte (MDB) deixou a direção do Serviço de Infraestrutura, Saneamento e Abastecimento de Água Municipal (Sisam), após três meses, para voltar à Câmara de Vereadores e, desta forma, tirar na marra Paulo Sérgio Venera, o Paulinho da Ambulância (MDB). O partido vinha cobrando o acordo de Paulinho, para que os demais suplentes pudessem também exercer o papel de vereador. Como ele não deu mostras de que iria deixar a vereança, o MDB radicalizou e puxou Duarte de volta. Paulinho não teve nem tempo nem de se despedir.
APALAVRADO
Por fim, o próprio Paulinho agora deu a palavra de que sim, vai assinar para que os suplentes possam assumir. Enquanto isso, fica a pergunta de: quanto tempo levará para Anderson Duarte voltar a ser o diretor do Sisam? Há quem aposte que não passa de quinze dias. Para a coluna ele disse que “está à disposição do partido e do prefeito”.
RODÍZIO
Rodrigo dos Santos abriu 120 dias para os suplentes terem a oportunidade de assumir uma cadeira no Poder Legislativo de Major Gercino. Dois deles já estão confirmados que vão assumir: João José Frederico, o Edinho Latoeiro, e Ivo Maueski. Nesse período sabático, dos Santos poderá analisar cenários políticos para o ano que vem. Afinal, no PP ele é o principal nome para uma possível candidatura a prefeito. Resta saber quais composições se apresentarão para a sigla.
NOVO PL NEOTRENTINO
Jair Renan Bolsonaro, o filho 04 do ex-presidente da República participou da posse da nova Comissão Provisória do Partido Liberal (PL) de Nova Trento. Com a formalização desses novos líderes do partido, o vice-prefeito, Moacir Tadeu Dalla Brida e seus pares, migrarão para uma nova sigla. Importante lembrar que o PL tinha uma comissão formalizada na cidade, ao qual Godofredo Luiz Tonini, o Godói era o presidente.
VILA NOVA
Vereador de Canelinha, Thiago Vinicius Leal (MDB), disse que o Poder Executivo pavimentou um trecho da localidade de Vila Nova no Moura, onde havia menos residências. O emedebista conseguiu os recursos junto ao deputado federal Carlos Chiodini (MDB) e esperava que o trecho a ser pavimentado fosse outro.