A Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista comunica que a vacina contra a gripe está liberada para toda a população acima de seis meses de idade. A ampliação do público-alvo da campanha foi pactuada entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), levando-se em consideração o aumento no número de hospitalizações pela doença em Santa Catarina.
Conforme esclarece a Divisão de Vigilância Epidemiológica, embora o público-alvo tenha sido expandido, é de extrema importância que as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, que são mais vulneráveis e correm mais risco de evoluir para formas graves da doença, garantam a dose da vacina contra a gripe.
“Estes grupos seguem tendo prioridade na vacinação. Estamos em uma época de aumento da circulação de vírus respiratórios e é muito importante que a população mais vulnerável, como idosos, crianças e gestantes, se proteja contra a doença, evitando, assim, casos graves, hospitalizações e mortes”, explica a secretária municipal de Saúde, Karin Leopoldo.
A vacina contra a gripe oferecida na rede pública de saúde é gratuita e protege contra três subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e influenza B, que são os que mais circulam. Ela pode ser aplicada junto com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, inclusive a da Covid-19.
Onde se vacinar contra a gripe
Em São João Batista, as doses estão disponíveis nas salas de vacinação das unidades básicas de saúde Centro (Rua Gilson Geraldo Sartori, n° 411) e Novo Horizonte (Rua João Nicolodi – Ribanceira do Sul). O horário de atendimento na UBS Centro é das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h45, de segunda a sexta-feira (com horário estendido até as 19h nas segundas e quartas-feiras). Já na UBS Novo Horizonte, é das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h45, de segunda a sexta-feira.
Além disso, no próximo sábado (20), das 8h às 17h, as doses estarão disponíveis nas UBSs Novo Horizonte e Ribanceira do Sul. E, no outro sábado (dia 27), também das 8h às 17h, na UBS Centro. É necessário apresentar CPF (ou Cartão do SUS) e Carteirinha de Vacinação.