E chegamos à última temporada, de publicações no atual formato, de pequenas histórias do projeto escolar Memórias da Colônia. Ao final de 2023, serão cinco anos, com uma centena de publicações, por uma parceria entre o jornal Correio Catarinense e a Escola de Educação Básica Lídia Leal Gomes, de Tigipió.
Nesse projeto, desenvolvido na escola, por meio do uso de entrevistas com pessoas da comunidade, leitores simpatizantes de história local puderam compreender as disputas de memória e as diversas manifestações culturais (tradições e rituais partilhados) relevantes para as pessoas, em uma localidade que se desenvolveu com certas peculiaridades e com relativa independência, adquirindo características próprias e singularidades diante do restante do município de São João Batista.
Aquilo que operações historiográficas anteriores possam não ter dado a devida atenção, por intermédio do projeto, hoje, é possibilitado ser contado por meio de narrativas produzidas pelos alunos de Tigipió.
Até novembro, ainda serão publicadas, semanalmente, em torno de vinte novas histórias, que confirmam que a colonização europeia em São João Batista, e outras culturas, deixaram marcas ainda conservadas e facilmente encontradas nos textos e ilustrações do projeto.
São perspectivas históricas com origens diversas, analisadas por meio de operações historiográficas na escola, onde são aprimoradas e editadas, para ser informação e também documentos (fontes históricas) que servirão para que, no futuro, outras gerações possam estar dando continuidade ao trabalho iniciado em Tigipió.
Esse trabalho proporciona recursos para o processo de construção de conhecimento, que ao ser transportado para o ambiente educacional oportuniza o questionamento de eventuais referências culturais em memórias, pertencentes à história de São João Batista. Os reflexos do projeto Memórias da Colônia propiciou, para muitos professores, uma nova maneira de ensinar e significar a História. E aos estudantes, entregou resultados que proporcionam sentimentos de pertencimento, integração e responsabilidade histórica.
A pesquisa escolar, por meio da oralidade, propiciou a superação da “história tradicional”, os conteúdos curriculares e a investigação sobre esses. Os recursos oferecidos pelo projeto nos fez indagar sobre os usos políticos e sociais do passado e as aprendizagens que estão além dos muros escolares.
Os objetivos projetados pela decisão do jornal em publicar as histórias de Tigipió foram alcançados, pois cada episódio deu relevância para narrativas aprendidas com a família e na cultura fora do âmbito escolar. A série jornalística Memórias da Colônia, produzida pelo professor Malcon em parceria com os estudantes do interior de São João Batista, considera os diversos sujeitos e suas histórias, fazendo com que rememorações de variadas situações viessem à tona. A partir desse ponto, a escola e o jornal assumem a responsabilidade pela preservação desse legado, mantendo em circulação as narrativas produzidas (de forma física ou por recursos de internet), reminiscências da memória e a consciência da memória no tempo.
O desenvolvimento desse trabalho esteve atrelado à proposta de pesquisa apresentada pelo professor e historiador Malcon Gustavo Tonini com o aval da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), para reescrita da história da Colônia Nova Itália e de uma parte da história de São João Batista.