A Prefeitura Municipal de São João Batista, por meio da Secretaria de Saúde, informa que a dose de reforço com a vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19 já está liberada para todas as pessoas maiores de 18 anos. A ampliação dos grupos prioritários segue recomendação do Ministério da Saúde publicada em nota técnica no último dia 24.
A medida tem como objetivo reforçar a proteção contra a doença, ampliando a cobertura vacinal em todo país, a fim de evitar hospitalizações e mortes. A vacina Pfizer bivalente atua tanto contra a cepa original do coronavírus como contra a subvariante ômicron.
Para estar apto a recebe-la, a pessoa precisa ter tomado ao menos duas doses da vacina monovalente (Pfizer, Coronavac, AstraZeneca, Janssen) contra a Covid-19, sendo que a última deve ter sido aplicada com um intervalo mínimo de quatro meses.
A Diretoria de Vigilância Epidemiológica esclarece, ainda, que quem tomou uma ou duas doses de reforço com as vacinas monovalentes também pode receber o reforço com a bivalente, desde que respeite o intervalo mínimo de quatro meses da última dose. A vacina Pfizer bivalente está disponível nas unidades básicas de saúde Centro (Rua Gilson Geraldo Sartori, n° 411) e Novo Horizonte (Rua João Nicolodi – Ribanceira do Sul).
O horário de atendimento na UBS Centro é das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h45, de segunda a sexta-feira (com horário estendido até as 19h nas segundas e quartas-feiras). Já na UBS Novo Horizonte, é das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h45, de segunda a sexta-feira. É necessário apresentar CPF (ou Cartão do SUS) e Carteirinha de Vacinação.
Com a ampliação da vacinação podem tomar uma dose de reforço com a vacina Pfizer bivalente contra a Covid–19 todas as pessoas que se enquadram em ao menos um dos grupos abaixo:
– População geral com 18 anos ou mais
– Pacientes imunocomprometidos, a partir dos 12 anos
– Pessoas com comorbidades, a partir dos 12 anos
– População das comunidades indígenas e quilombolas, a partir dos 12 anos
– Gestantes e puérperas (mães até 45 dias após o parto), a partir dos 12 anos
– Trabalhadores da saúde
– Pessoas com deficiência permanente, a partir dos 12 anos
– População privada de liberdade, adolescentes cumprindo medida socioeducativa e funcionários do sistema de privação de liberdade, a partir dos 12 anos