Há dez anos, Alcires Florêncio Bacca, 53 anos, a Preta, se tornou a mãe da própria mãe, a Elza Piva Florêncio, 89 anos. Com uma rotina diária de trabalho em um atelier de calçado, em São João Batista, Preta sentiu que era hora de mudar.
A mãe, adoecida devido a diabetes, problemas no coração e pressão alta, precisava de cuidados especiais. E, foi então, que a filha tomou a decisão de largar tudo para se dedicar integralmente para aquela à qual, anos atrás, havia dedicado sua vida em prol dela e dos outros seis irmãos.
Para Preta, aquela decisão do passado não passou de uma obrigação de filha. Mas, para a mãe, Elza, tem sido um prazer ser ajudada pela filha, e por isso, o sentimento por Preta é de gratidão.
Hoje, além de cuidar da mãe, Preta também se dedica à casa e à família. Além de se tornar a mãe de sua mãe, ela é também mãe de três filhos: Emiliane Bacca, Ruan Carlos Bacca, 27, e Samuel da Trindade, 15, e ainda, avó por duas vezes.
Apesar das duas primeiras gestações não terem sido planejadas, Preta afirma que os filhos são um presente de Deus. “O que hoje mais assusta e se torna uma dificuldade na tarefa de ser mãe é a educação”, analisa.
Porém, há 30 anos ela tem sido exemplo aos filhos, e também para a própria mãe. Mas, com todo zelo e cuidado que traz diariamente, Preta avalia que não é o suficiente para retribuir todo carinho e amor repassado pela mãe. “Sinto faço muito pouco pela minha mãe. Poderia ser ainda mais dedicada”, diz.
Desejo de viver
Aos 89 anos, Elza tem muita sede de viver. Apesar de todos os problemas de saúde, é amante de uma boa conversa, especialmente aquelas que remetem ao passado. Porém, com a pandemia do coronavírus, a filha tem depositado ainda mais atenção à mãe, para mantê-la em segurança. “Tenho tomado todos os cuidados, especialmente com visitas. Agora, por exemplo, temos recebidos menos pessoas em casa”, afirma.
Neste Dia das Mães, Preta novamente estará ao lado da mãe, filhos e netos. E por isso, guarda um sentimento glorioso em poder vivenciar o momento tão especial. “Sinto grande alegria em meu coração”, afirma.