O Centro Universitário de Brusque está entre as 20 universidades do Brasil que mais prestaram assistências gratuitas à população em 2022, por meio do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (Naf). No relatório repassado pela Receita Federal, a Unifebe ocupa a 12ª posição, com 375 atendimentos, e é a única instituição de ensino superior de Santa Catarina, dentre as 20 relacionadas no ranking nacional.
Integrado ao Núcleo de Apoio Contábil – NAC Unifebe, o Naf é fruto de um convênio de cooperação entre a universidade e a Receita Federal. “O Naf e o Nac nasceram para atender um anseio da própria população. Por meio dessa parceria com a Receita Federal temos possibilitado que centenas de Pessoas Físicas e Jurídicas tenham acesso gratuito a informações contábeis e fiscais. O resultado do relatório é fruto da solidez de um trabalho em conjunto, que além de legitimar nosso papel de universidade comunitária, tem contribuído significativamente com o ensino dos nossos estudantes”, enaltece o coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Antônio Carlos Schlindwein.
Os atendimentos do Naf são realizados no próprio campus da Unifebe, na sala do Nac, pelos professores e acadêmicos de Ciências Contábeis. Com o suporte da Receita Federal, o Naf orienta sobre como proceder e qual a documentação necessária para declarar o Imposto de Renda, auxilia com informações de inscrição e cadastro do CPF e CNPJ e ajuda no agendamento on-line de atendimentos na Receita Federal de Brusque.
“Por meio do Nac e do Naf, nós estudantes temos a oportunidade de aplicar nossos conhecimentos em prol da comunidade e do desenvolvimento regional. Tudo isso, com a possibilidade de aprimorarmos nossas habilidades interpessoais e adquirirmos mais experiência profissional”, complementa a acadêmica da 5ª fase, Bianca Schiestl.