São João Batista recebeu nesta semana dois contentores destinados à coleta de vidro. As estruturas, que têm 2,5 mil litros de capacidade cada, estão situadas na Praça Capitão Amorim (em frente à Igreja Matriz) e em frente ao Komprão Koch Atacadista. Os locais foram escolhidos pela facilidade de acesso e pela grande circulação de pessoas.
A iniciativa faz parte do programa Vidro vira Vidro e não terá custos para o Município. Tanto a implantação dos contentores como o serviço de coleta serão viabilizados pelo Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Grande Florianópolis (CIM-Granfpolis), por meio de chamada pública vencida pela empresa Massfix.
No total, em toda a região, serão implantados 200 contentores. Todo o material coletado será encaminhado para reaproveitamento por parte da indústria, já que o vidro é 100% reciclável. O projeto tem como objetivo evitar retiradas de matéria-prima da natureza e emissões de gás carbônico, além de reduzir o volume de vidro que atualmente é enviado aos aterros sanitários.
No entanto, para que o programa seja bem-sucedido, é fundamental a colaboração da população. A orientação é que o vidro seja separado corretamente e depositado em um dos pontos de coleta. Confira abaixo o que pode e o que não pode ser depositado nos contentores.
O que PODE ser depositado: garrafas de vidro, frascos de perfume, vidros quebrados, potes e copos.
O que NÃO PODE ser depositado: cristais, porcelanas, cerâmicas, louças, lâmpadas, telas de TV e vidros de medicamentos.