Juliano César
No mês de abril, a comerciante Grazielle de Oliveira Gomes, a Grazi da Loja Dona Wanda, tomará posse oficialmente como a nova presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de São João Batista, no lugar de Anderson Marchi. Essa será a terceira vez que uma mulher assume a CDL. Antes, quem teve essa incumbência foi Eliete Dias e Maria Aparecida Cerutti.
Na prática e legalmente falando, Grazi já é a presidente, pois a posse seria em 1° de dezembro. Mas devido a histórica enchente em São João Batista, a CDL não pode realizar o evento em que seria empossada.
Natural de Nova Trento, ela tem formação superior em Biblioteconomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), é pós graduada em Gestão da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), e mestrado na área de Concentração Mídia e Conhecimento Engenharia de Produção (Ufsc). “Neste período tive a possibilidade de estar sempre me atualizando em cursos, seminários, workshop, participando de associações na área da formação afim de sempre estar capacitada para desenvolvimento das minhas atividades laborais”, destaca.
Na vida profissional, atuou como bibliotecária na Universidade do Vale do Itajaí (Univali) por dois anos. Em seguida, foi diretora do Sistema de Bibliotecas da Univali por sete anos, e coordenadora da Biblioteca da Univali de São José, em um período de dois anos.
No ano de 2007, aceitou o desafio de ser a gerente da Loja Dona Wanda, onde também é sócia-proprietária. “Neste segundo momento profissional, além de desempenhar atividades na empresa Loja Dona Wanda, faço desde 2010 parte da diretoria da CDL, auxiliando no desenvolvimento de nossa associação sempre em cargos de direção”, informa.
De acordo com Grazi, trabalhando no comércio, ela teve a oportunidade de se aperfeiçoar nesta área, com inúmeros cursos, capacitações, palestras e muito mais.
Objetivos na CDL
Grazi destaca que ficou honrada em ter sido indicada para assumir a presidência da CDL. Segundo ela, dará o seu melhor, juntamente com o grupo que se entrega e se ausenta por muitas vezes das próprias empresas voluntariamente, em prol de um bem comum que é o comércio. “Nossa caminhada para os próximos anos será desafiadora como sempre foi. Empreender é um desafio constante, mas quando se trata de traçar caminhos de uma associação para o futuro, com mais de 250 associados, representa um desafio ainda maior” analisa.
Neste contexto, a continuidade dos serviços prestados, por exemplo o SPC, telefonia, Certificado Digital e etc, das capacitações, dos cursos ministrados em parcerias, das palestras e grandes eventos, continuarão sendo prioridades. “Mas esse grupo não se contenta com pouco, estamos a caminho de um dos maiores desafios dessa instituição, que é a construção da sede oficial, afim de melhorar ainda mais a casa dos nossos associados”, revela.
Parte desse desafio já foi conquistado em 2021, com a aquisição do terreno. Em 2022, o ano foi de organização de projetos. Com isso, nos próximos anos, a sequência natural será o da construção. “Assim é que faremos a diferença para melhorar ainda mais nosso comércio”, finaliza.