Assim como os demais municípios catarinenses, São João Batista iniciou nesta segunda-feira (27) a aplicação de doses de reforço contra a Covid-19 com a vacina Pfizer bivalente. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina bivalente melhora a imunidade contra o vírus da cepa original e também contra a variante Ômicron, com perfil de segurança e eficácia semelhante ao das vacinas monovalentes.
O cronograma está dividido em cinco fases:
– Fase 1 (iniciada em 27/02/2023): pessoas com 70 anos ou mais, abrigados e trabalhadores de instituições de longa permanência (ILPI), pacientes imunocomprometidos e a população das comunidades indígenas e quilombolas;
– Fase 2 (previsão de início 06/03/2023): pessoas de 60 a 69 anos de idade;
– Fase 3 (previsão de início 20/03/2023): gestantes e puérperas;
– Fase 4 (previsão de início 17/04/2023): trabalhadores da saúde;
– Fase 5 (previsão de início 17/04/2023): pessoas com deficiência permanente com 12 anos ou mais, população privada de liberdade, adolescentes cumprindo medida socioeducativa e funcionários do sistema de liberdade.
Para receber a vacina bivalente, é imprescindível que a pessoa faça parte do grupo prioritário que está sendo vacinado no momento, tenha mais de 12 anos de idade e tenha finalizado, ao menos, o esquema primário com duas doses de vacinas monovalentes, respeitando o intervalo de quatro meses da última dose recebida.
“Pessoas dos grupos prioritários, com mais de 12 anos, que não tenham recebido nenhuma dose ou apenas uma dose monovalente, precisam completar o esquema primário com duas doses antes de receber o reforço com a bivalente, respeitando o intervalo recomendado entre as doses”, explica a diretora municipal de Vigilância em Saúde, Aline Maria Paulista.
Ela reforça, ainda, que as pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários para a aplicação da vacina bivalente devem seguir o esquema de vacinação com a aplicação das doses do esquema primário e doses de reforço monovalentes, de acordo com a faixa etária.
Em São João Batista, as doses estão disponíveis nas salas de vacinação das unidades básicas de saúde Centro (Rua Gilson Geraldo Sartori, n° 411) e Novo Horizonte (Rua João Nicolodi – Ribanceira do Sul). O horário de atendimento em ambas é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h45. É necessário apresentar CPF (ou Cartão do SUS) e Carteirinha de Vacinação.