A semana foi marcada pela consternação da população de Tijucas com a morte do atleta Carlos Eduardo Santana, 31 anos, após sofrer um mal súbito durante uma partida válida pelo torneio de futsal das Olimpíadas Tijuquense na quarta-feira, 8. Pensando em evitar que acontecimentos trágicos como este se repitam, os vereadores Cláudio Eduardo de Souza, o Cláudio do Jornal (PDT), e Mauricio Poli (PSB), presidente do Poder Legislativo, protocolaram, na quinta-feira, 9, um Projeto de Lei que dispõe sobre a obrigatoriedade da presença de ambulância e profissional de saúde qualificado em eventos esportivos amadores promovidos pela Administração Municipal.
Tendo em vista a ampla gama de competições esportivas promovidas na cidade de Tijucas, muitos deles com tradição considerável e que atrai público significativo, é grande a quantidade de atletas e de público que se envolvem neste tipo de evento. Assim, a possibilidade de ocorrência de lesões, mal-estares e, no pior dos casos, mal súbitos como o registrado com o atleta do bairro Areias que, infelizmente, teve a morte confirmada por volta das 23h no Hospital São José após ser socorrido ainda em quadra pelos bombeiros.
“Nossa proposta é de que todas as competições de agora em diante contem com essa estrutura. O município possui equipamentos, ambulâncias e pessoal capacitado para exercer essa tarefa, basta organizarmos esses recursos”, salienta o vereador Cláudio do Jornal.
A intenção é que a tramitação do projeto nas comissões do Poder Legislativo e também a sua apreciação pelos demais parlamentares aconteça com celeridade e que, então, o Poder Executivo coloque a determinação em vigor imediatamente.