O município de Nova Trento foi citado na Feira Internacional de Turismo de Origens (Roots In – Borsa Internazionale Turismo delle Origini), que foi realizada na Província de Matera, região de Basilicata, na Itália, neste domingo, 20, e segunda-feira, 21 de novembro.
A informação foi repassada pela vice-prefeita Michela Pacchielat, da Comune italiana Altopiano della Vigolana, que Nova Trento mantém o pacto de amizade. Segundo ela, é a primeira feira internacional dedicada a este formato de turismo, e estiveram presentes em torno de 50 operadores de turismo de diversos países do mundo, que receberam imigrantes italianos. Dentre eles, estavam oito brasileiros e 13 argentinos.
“Tivemos um stand no evento, dedicado à Vigolana e à Santa Paulina. Nas imagens de vídeo, aparece o Santuário Santa Paulina, o prefeito municipal, Tiago Dalsasso e o secretário de Cultura e Turismo, Rodrigo Bonecher”, detalhou a vice-prefeita.
Segundo Michela, a feira acontecerá novamente em 2023, no mesmo período. O objetivo da comune é promover a ligação entre o Trentino e o Brasil, bem como os lugares por onde passam as obras de Santa Paulina.
“Reforçar os laços entre nós e os emigrantes. A descoberta, por parte dos descendentes dos emigrantes, da terra dos seus antepassados e por parte dos italianos, das relações familiares que os conectam com o Brasil”, ressaltou a vice-prefeita.
Para o secretário de Cultura e Turismo de Nova Trento, “é muito importante estreitarmos os laços não apenas turísticos, mas também culturais. A ligação que temos com a Itália, especialmente a região do Trentino, ainda é muito forte e se destaca na cultura local. Para uma cidade que já recebe turistas do país inteiro, será um privilégio receber a visita dos nossos irmãos trentinos e italianos”.