As escolas municipais de Nova Trento realizaram homenagens cívicas em alusão ao Dia da Independência do Brasil, nesta segunda-feira, 5, e terça-feira, 6. A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes do país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política.
As atividades na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Professor Francisco João Valle, no bairro Trinta Réis, EMEB João Bayer Sobrinho, no Distrito de Claraíba, EMEB Padre José da Poian, no bairro Salto, e EMEB Aguti, no distrito, contaram com a execução do Hino Nacional e da Independência, além de apresentações celebrando o bicentenário da Independência, comemorados nesta quarta-feira, 7 de setembro, feriado nacional.
Na EMEB Aguti, foi realizada a palestra “A Independência do Brasil e uma reflexão sobre o conceito de memória histórica”, pelo professor Me. Isaac Facchini Badinelli.
Na palestra, foi trabalhado o contexto histórico da Independência do Brasil, seus antecedentes e realizada uma conversa com os alunos sobre o significado de se tornar independente. A importância da data foi lembrada, problematizando também questões como a ressignificação da independência e do 7 de setembro na atualidade.
Além das apresentações, os estudantes também fizeram homenagens alusivas à data com a produção de cartazes.
“Comemoramos o bicentenário da Independência do Brasil fazendo homenagens cívicas nas escolas e relembrando principalmente de todos os brasileiros que lutaram para o país se tornar independente”, destacou a secretária de Educação, Larissa Battisti.