A Equipe de Cardiologia e Hemodinâmica do Hospital Imigrantes, em conjunto com o Grupo AngioCor, realizou pela primeira vez no município de Brusque um Implante Transcateter de Válvula Aórtica (TAVI).
A cirurgia durou aproximadamente três horas e foi realizada na quarta-feira (24), na paciente Regina Torrezani Tisse, de 92 anos. “Ela tinha uma Estenose Aórtica severa – estreitamento da abertura da válvula aórtica que bloqueia o fluxo de sangue. Já precisou de diversas internações hospitalares, por um quadro de insuficiência cardíaca, que esta estenose estava causando”, detalha o médico cardiologista intervencionista, Dr. Diego Pinheiro.
Segundo ele, a cirurgia foi um sucesso. “Optamos pelo procedimento por ser a única alternativa para uma paciente de alto risco cirúrgico, que não resistiria a uma cirurgia convencional. Devido a idade dela fizemos tudo com muita calma, para que ela não corresse nenhum risco e foi um sucesso”, completa o médico, que na última semana recebeu dona Regina em seu consultório, para uma consulta de acompanhamento.
O procedimento cirúrgico contou com a contribuição do médico proctor Dr. Enio Guerios, de Curitiba (PR). Também participaram da equipe o hemodinamicista Dr. Adrian Kormann, o cirurgião cardiovascular Dr. Eduardo Motta, o cardiologista e ecocardiografista Dr. Gustavo Loeff, a cirurgiã endovascular Dra Patrícia Moraes e o anestesista Dr. Francisco Ayres.
“Toda a equipe está de parabéns por este marco para a saúde de nossa cidade e região. Ressaltamos também o trabalho dos demais médicos cardiologista que atuam no Hospital Imigrantes: Dr Wolney Carlos Loeff, Dr. Silvio Soares Nogueira, Dra. Betina Vidotto Imhof e o Dr. Gustavo Caon Loeff. Afinal, trabalhamos sempre em conjunto”, destaca a gerente de operações do Imigrantes, Fernanda Rodrigues.
Entenda o procedimento realizado
TAVI é a sigla em inglês de Transcatheter Aortic Valve Implantation (Implante Transcateter de Válvula Aórtica). É um procedimento onde através do cateterismo cardíaco é realizado o implante de uma prótese, com a finalidade corrigir a estenose (obstrução) da válvula aórtica sem a necessidade do paciente ser submetido a uma cirurgia cardíaca aberta. É um procedimento revolucionário e minimamente invasivo para tratar indivíduos que desenvolvem doença degenerativa da válvula aórtica.
Atendimento
O Hospital Imigrantes fica localizado na rua Pastor Sandrescky, 148, no Centro de Brusque (SC). Para mais informações sobre os serviços oferecidos, basta entrar em contato pelo telefone/WhatsApp (47) 3308-5000.