Professores, orientadores, monitores e diretores da rede municipal de ensino de São João Batista participarão, no dia 6 de setembro, de uma roda de conversa sobre Sistema de Garantia de Direitos. Temas como identificação de sinais de violência contra crianças e adolescentes e encaminhamentos adequados a este tipo de situação serão tratados durante o encontro.
A atividade será promovida em parceria pelas secretarias municipais de Educação e de Assistência Social. A roda de conversa acontece no ginásio da Escola Alice da Silva Gomes, nos períodos da manhã e da tarde, com a abordagem de diferentes tópicos em cada turno. A estimativa é que o evento reúna mais de 400 profissionais da Educação do Município.
O encontro terá como convidadas três servidoras da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de Santa Catarina (SDS/SC). São elas: Myriane Gonçalves da Silva (Gerente de Políticas para Crianças, Adolescentes e Jovens), Débora Nunes Barbosa (Gerente de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos) e Gabriella Dornelles (Gerente de Proteção Social Especial de Média Complexidade).
Conforme destaca o secretário municipal de Educação, Gregório de Souza Filho, o Gorinho, desde 2020, como uma das consequências “escondidas” da pandemia, o número de casos de violência contra crianças e adolescentes tem aumentado muito no País, inclusive em São João Batista. Por isso, é muito importante ampliar a discussão sobre o assunto com a sociedade.
“Sabemos que uma parada sempre gera transtornos para os pais. Pedimos a compreensão de todos, já que este encontro do dia 6 de setembro será de extrema relevância. Um momento que buscávamos fazer já há algum tempo e, agora, conseguimos fechar a data. Teremos a participação de profissionais que atuam em todo o Estado, que, com certeza, contribuirão muito na qualificação de nossa rede”, complementa Gorinho.
Aulas suspensas
Em razão da capacitação, creches, núcleos infantis e escolas não terão aulas no dia 6 de setembro. E, também, no dia 7 de setembro, devido ao feriado alusivo ao Dia da Independência do Brasil. As atividades serão retomadas, em todas as unidades, no dia 8 de setembro.