Durante as últimas semanas estamos em isolamento social, momento de reclusão e introspecção, importantes para olharmos para os nossos sentimentos e pensamentos.
Em meio às situações adversas, como uma pandemia e uma crise, tendemos a alimentar sentimentos e emoções que impactam diretamente no nosso dia a dia. Grandes exemplos disso são os sentimentos de abundância e escassez. Enquanto algumas pessoas veem a oportunidade de criar novos negócios e reinventar suas empresas, outras pessoas alimentam pensamentos negativos como a desesperança e a reclamação.
Mas de onde surgem esses tipos de pensamentos? A mente escassa, por exemplo, foca naquilo que lhe falta, vive uma ‘corrida’ desesperada para garantir algo logo, pelo medo de ficar sem. Não possui uma grande preocupação em ser solidária, por possuir uma crença limitante gerada muitas vezes na infância, que inconscientemente diz que se o outro ‘ganhar’, ela perderá.
Pessoas que se alimentam além da necessidade, por exemplo,tem sentimento de escassez por terem passado fome possivelmente, em algum momento de suas vidas. Pessoas que buscam desesperadamente por aceitação e reconhecimento, geralmente agem assim como reflexo inconsciente do medo de serem rejeitadas, excluídas ou comparadas como foram em algum momento no passado.
O sentimento de abundância está no humor vibracional, nas emoções cotidianas, faz parte da integração da mente, corpo e espirito de cada indivíduo. Mas como aprender a desenvolver e aplicar uma consciência abundante?É necessário primeiramente tomar a decisão, querer reprogramar crenças limitantes impulsionando assim novos resultados, através de crenças possibilitadoras.
Metodologias como o Coaching, auxiliam através de exercícios práticos essa mudança de mentalidade. Buscando novos objetivos através do principio de que todo ser humano merece conquistar, usufruir e ajudar o próximo. O processo de coaching aumenta também a capacidade do ser humano se responsabilizar por sua própria vida e seus resultados, estruturando-se melhor para alcançar seus objetivos por meio do autoconhecimento, determinação e foco.
A reflexão que quero lhe deixar hoje é: qual tem sido sua mentalidade nesse período de isolamento social? Você tem se colocado de no papel de vitima da situação, alimentando pensamentos e sentimentos de escassez ou, tem sido protagonista da sua história, criando oportunidades através de pensamentos e sentimentos de abundância?
Simone Cristina Dalbosco
@simonedalboscooficial
Trainer de Desenvolvimento Humano
Esp. em Gestão Estratégica Empresarial
Esp. em Gestão Educacional