A Câmara Municipal de Vereadores de São João Batista entregou o título de Cidadão Batistense para cinco personalidades que residem na cidade, em solenidade na boite de quarta-feira, 13, no Plenário Nelson Zunino.
Neste ano, os homenageados foram o empresário Fábio Norberto Sturmer, o Fabio da Revel; o bombeiro militar Nilson Veneri Dalbosco, o comerciante José de Arimatéia da Rosa, o radialista Jonatam Gonçalves Cordeiro e o padre Vicente de Paula Neto, da Comunidade Bethânia.
O deputado estadual Altair Silva (PP) marcou presença na sessão solene.
Fábio da Ravel
Fábio Norberto Stürmer, 42 anos, o Fábio da Ravel, é natural de Novo Hamburgo/RS. Morou em Sapiranga e Campo Bom, antes de vir para Santa Catarina.
Em São João Batista, ele reside desde 2002. Morou no Carmelo, Centro, Cardoso, Colônia e Tajuba II, onde vive com a família até hoje. Empresário do ramo de componentes para calçados, a Ravel Palmilhas.
Amante do esporte e da juventude, Fábio está sempre presente nos eventos da cidade que o acolheu. Foi vereador de 2016 a 2020. Cidadão presente em toda comunidade batistense. Outra marca registrada do empresário é sempre ajudar as pessoas necessitadas, pois sabe das dificuldades do dia a dia, além também de ajudar as entidades do terceiro setor no município.
José de Arimateia
José de Arimateia da Rosa nasceu em Imbituba/SC. Em 1990 escolheu São João Batista para fundar a Casa dos Radiadores.
Nascido em berço evangélico, também trouxe para a cidade a fé. Começou a congregar na Igreja Evangélica Assembleia de Deus, onde conheceu a esposa Ana Maria Molmelstet da Rosa, com quem tem dois filhos, Ana Luiza e Luiz Antônio.
São 32 anos de história e durante esta jornada muitos trabalhadores de todo o vale do Rio foram ajudados com os seus serviços, podendo assim conquistar o respeito de quem o conhece. Além das conquistas profissionais, também teve as conquistas pessoais. É formado em Teologia, pastor convencionado da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná e 3º vice-presidente da Assembeia de Deus de São João Batista.
Nilson Dalbosco
Nilson Veneri Dalbosco, 32 anos, é natural de Nova Trento e cabo bombeiro militar, com 13 anos de serviço, sendo 12 prestados em São João Batista. Formado em Direito, tem especialização em Resgate Urbano, no Chile. Também ministra cursos em várias áreas, como de Salvamento em Altura, Busca e Resgate Estruturas Colapsadas e Busca e Resgate em Enchentes e Inundações, inclusive já ministrou para a Força Nacional em Brasília.
É membro da força tarefa CBMSC – Corpo de Bombeiro Militar de Santa Catarina – desde 2010. Atuou como linha de frente nas principais ocorrências na cidade e região e, é responsável por coordenar os primeiros cursos de atendimentos a emergência e formação de bombeiros comunitários em São João Batista. Atualmente trabalha na função de Chefe de Socorro.
Padre Vicente de Paula
O padre Vicente de Paula Neto é natural de Lavras/MG. Desde o falecimento do padre Léo Tarcísio Gonçalves Pereira em 2007, tornou-se consagrado da Comunidade Bethânia e assumiu, a pedido do mesmo, a Moderação Geral da entidade, dando sequência a obra iniciada pelo Servo de Deus.
Ele é mestre em teologia pela PUC/PR – Pontifícia Universidade Católica – do Paraná, especialista em Educação, filósofo e teólogo. Exerce o serviço da autoridade junto a Vida Consagrada da Comunidade de Vida e Aliança, e conjuntamente coordena a missão junto aos oito recantos de acolhimento no Brasil. Também exerce seu ministério como formador, escritor, apresentador de TV e rádio e pregador em diversos retiros e instituições pelo Brasil e exterior. Atualmente atua como diretor espiritual do Movimento Mães que Oram em Santa Catarina.
Jonatam Cordeiro
Jonatam Gonçalves Cordeiro, 33 anos, é natural de Fraiburgo/SC. Casado com Carmen Piasson é pai de Samuel, 12 anos e Yuri, 17. Aos 17 anos, perdeu o pai, vítima de acidente de trânsito e desde então assumiu a responsabilidade de ajudar a família.
Foi comerciante, mas a paixão pela comunicação lhe fez conseguir um emprego na Rádio Fraiburgo, onde aprendeu a arte da reportagem, da locução e também da narração esportiva, lá atuou por seis anos.
Em 2015, despertou o interesse da Rádio Clube de São João Batista, e com uma nova proposta, mudou-se para a terra dos calçados. Atualmente é ancora do Jornal da Manhã, locutor do programa matinal e também apresenta o Na Boca do Povo. Conseguiu usar da profissão para fazer o que mais gosta: ajudar ao próximo.
Jonatam acredita na família, no trabalho, na força da comunidade e em atitudes positivas que tragam às pessoas, qualidade de vida e dias melhores para todos.