Nos dias 27 e 28 de maio, em que trabalhou na feira ExpoCatólica, em São Paulo, o secretário de Cultura e Turismo de Nova Trento, Rodrigo Bonecher, ficou hospedado na Hospedagem Sagrada Família, no bairro Ipiranga, que pertence à Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição (CIIC), e visitou o Memorial Santa Paulina.
O local, onde a Primeira Santa do Brasil morou por 24 anos até o seu falecimento, compõe a Rede Santa Paulina de Hospitalidade, com hospedagem e espaço para eventos, onde são realizados retiros, encontros, assembleias e outros eventos corporativos de grupos organizados.
Segundo o secretário, o fato de estar hospedado onde Santa Paulina viveu e ser neotrentino, conhecendo toda a trajetória dela, foi muito emocionante.
“Poder estar lá e vivenciar como foi a vida dela em São Paulo, me fez voltar no tempo e entender ainda mais a história dela. É uma experiência mágica, a emoção é muito grande e todos os que são fiéis e visitam o Santuário deveriam visitar o local e fazer essa ponte entre Nova Trento e São Paulo”, analisou Rodrigo.
Na hospedagem, o secretário visitou o Memorial Santa Paulina, que conta a trajetória histórica dela por meio de objetos e móveis utilizados até seus últimos dias de vida.
“No memorial temos a representação do quarto dela, com a cama, roupas, a poltrona que ela se sentava. Esse é o mais perto de estar onde Santa Paulina esteve, onde até mesmo o caixão que depositou o corpo dela até ser retirado está em exposição. É muito emocionante”, detalhou o secretário.
O local também possui informações sobre a expansão missionária da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, em diferentes países, mostrado a partir de fotos, utensílios, artesanatos e objetos utilizados em mais de 130 anos de história.
O Memorial se localiza na Sede Geral da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. A Capela Sagrada Família e Santa Paulina, que Rodrigo também visitou, próxima ao Memorial, contém os restos mortais de Santa Paulina, atualmente em um esquife.