Juliano César
REFORMA ‘MINISTERIAL’
Que semana intensa de bastidores em São João Batista, precisamente no Paço Municipal. A tal reforma prevista pelo prefeito Pedro Alfredo Ramos, o Pedroca (MDB), para 2021 ficou para esse ano e que, agora, parece ganhar contornos de ‘ventos da mudança’. Resta saber quantos secretários, de fato, deixarão a atual administração, e quais os novos nomes.
EMEDEBISTAS OU PEDROCISTAS
Raposa informa ao colunista que, a partir de agora, o Governo ficará com a cara mais ‘emedebista’. Até então, Pedroca administrava o município, com um grupo que vinha de gestões ‘danielistas’. A partir de agora haverá a segunda dúvida. Será um secretariado emedebista ou pedrocista?
CONVERSAS
Ao fim de mais uma sessão ordinária da Câmara de São João Batista, vereadores do MDB e do PP conversavam descontraidamente em frente ao Poder Legislativo. Estaria em pauta uma possível votação em conjunto para a eleição da mesa diretora ao biênio 2023/2024?
NOVELA RÚBIA I
Mais uma semana se passou e a novela Rúbia Tamanini (Pod) segue sem capítulo final. Almir Peixer, o Déi do Gás, passou o bastão a Pedro Alfredo Ramos, o Pedroca, porém sem solução sobre a licença sem remuneração dela. Há quem diga que Rúbia vai se reunir junto Pedroca para pedir a liberação.
NOVELA RÚBIA II
Caso isso ocorra, a tendência é que haja uma crise junto aos vereadores emedebistas. Basta lembrar que nenhum deles votou favorável a ela. Teodoro Marcelo Adão, que tem questões pessoais com Rúbia, foi contra. Já Milson da Silva e Anderson Duarte votaram pela abstenção, numa clara resposta contra a posição dela sobre a nomeação da nova ponte.
POLÊMICA DA CARTEIRINHA I
Na sessão da Câmara de Vereadores de Canelinha, Francisco Honorato Cardoso Filho, o Chico (MDB), acusou a suplente de vereadora, Caroline Alves Maciel Moskorz (UB), de ter falsificado documentação para a obtenção da carteirinha da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Recentemente, ela esteve em Brasília, na busca de recursos.
POLÊMICA DA CARTEIRINHA II
Segundo Carol, não há falsificação no processo, haja vista que, quando pediu a tal carteirinha, ela tinha assumido a vereança. “Fui a Brasília com as despesas pagas por mim. E fui para viabilizar recursos ao município. Ao contrário de outros que nada trazem”, respondeu Carol. Ela disse que vai tratar desta acusação na esfera judicial. Cenas ao próximo capítulo.
GINÁSIO E ESCOLA DO MOURA
Vereador de Canelinha, Thiago Vinícius Leal (MDB), comemorou nesta semana, o início das obras de reparos do ginásio da Escola de Educação Básica Bartolomeu da Silva. Serão mais de R$ 700 mil em investimentos. As obras contemplam troca total do telhado do ginásio, recuperação da estrutura, fechamento lateral, acessibilidade, elétrica, drenagem e cobertura de biblioteca. Segundo ele, foi uma longa e intensa luta para a realização desta obra. Ele agradece o empenho do deputado Jerry Comper (MDB) e diz que o trabalho teve a parceria do colega de bancada Deivid Leal. Já o Poder Executivo, agradeceu o emprenho da deputada Paulinha (Pod) e do governador Carlos Moisés, para a realização desta obra.
ASSUNTOS EM DEBATES
Dois assuntos devem gerar novos debates na Câmara de Vereadores de Major Gercino. O primeiro, de autoria de Rodrigo dos Santos (PP), propõe a identificação da frota municipal, através de adesivos os veículos. Já o segundo, é sobre a possibilidade de mudança na Lei Orgânica, o qual possibilitaria a reeleição dos presidentes da Câmara de Vereadores.
CANTEIRO
Vereador Edson Rubik (UB) destaca que Major Gercino se tornou um canteiro de obras. Ele destacou a construção da futura creche, além da futura ponte do bairro Itereré, em que está em processo de licitação.
SONHO E REALIDADE
Com a vinda do governador Carlos Moisés da Silva (Rep) para dar start na licitação do asfalto do trecho da SC 108 de Major Gercino a Angelina, o sonho da pavimentação está cada vez mais próximo. Há quem ainda torce o nariz e diz que não sai. Porém, está mais próximo do que nunca.
LUNELLI NA REGIÃO
O ex-prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli (MDB) esteve em São João Batista na sexta-feira, 13, na busca de viabilizar a candidatura ao Governo do Estado. Parte do MDB ainda sonha com essa possibilidade. Mas há os que desejam estarem com Carlos Moisés da Silva (Rep). No entanto, um possível crescimento nas pesquisas, colocaria em risco a ‘fidelidade’ emedebista a Moisés.