Há algumas semanas iniciamos o isolamento social, momento de reclusão, no qual fomos orientados a nos cuidar para que, assim, cuidássemos daqueles que amamos.
Mas, afinal, quantas vezes na sua vida você parou e reservou um momento para cuidar de você? Em tempos de pandemia somos chamados a termos empatia e, acima de tudo,despertarmos o amor incondicional por aqueles que, muitas vezes, nem conhecemos. Somos pegos de surpresa pelas perdas e pelas enfermidades (e, diga-se de passagem, nunca estamos preparados para a morte, embora ela seja a nossa única certeza).
Por quantas vezes em nossas vidas deixamos de realizar aquele tão sonhado projeto, aquela tão sonhada viagem, aquela ligação para uma pessoa especial que há muito tempo não víamos, por simplesmente não termos tempo?Mas na verdade o que não tínhamos era prioridade.
Hoje, somos convidados para um tempo de reclusão. Um tempo que para muitos será de introspecção e renovação, para outros será de medo e insegurança. A certeza que temos é que esse isolamento social acabará em algum momento e a reflexão que quero lhe deixar é: o que você fez por você nesse tempo?
Tempos de crise são momentos de nos reinventarmos como pessoas, empresas e sociedade. Por exemplo, talvez a sua empresa já não fosse tão bem assim e por ser mais conservador,você não se rendia a era digital e agora pode encontrar a oportunidade perfeita para alavancar os seus negócios através da internet.
Stephen Covey, autor do best-seller administrativo “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, desenvolveu o princípio 90/10, que traz uma premissa sobre os fatos que acontecem em nosso dia a dia e a forma como os conduzimos.
O 90/10 é simples, veja: de 100% das coisas que acontecem em nosso dia, 10% não estão sob nosso controle, por exemplo: a crise. Já o que acontece nos outros 90% é de nossa responsabilidade, ou seja, nós é que provocamos.
Diante dessa reflexão podemos afirmar que a crise vai passar, mas nós podemos escolher se vamos chorar ou vender lenços!
Simone Cristina Dalbosco
Trainer de Desenvolvimento Humano
Esp. em Gestão Estratégica Empresarial
Esp. em Gestão Educacional