Natália Peixer Paz – 2ª Série do EM
Era década de 1980 em Tigipió, um lugar calmo e tranquilo, onde o dia de finados representava um grande acontecimento. Para os adultos, um feriado religioso, dedicado a orações e homenagens aos que já faleceram. Para as crianças, uma verdadeira festa. No dia dos mortos, o Distrito ficava movimentado, muitas pessoas desconhecidas apareciam na comunidade. Muitos que já moraram ali e com muitas histórias para contar.
Antes da chegada desse dia, seu João da Loca, o coveiro responsável pelo cemitério, deixava tudo organizado, capinava, limpava e esperava as pessoas virem colocar flores e velas nos túmulos. Finados era um dia movimentado, onde muitas pessoas subiam e desciam as escadarias do cemitério. As crianças curiosas que por ali circulavam, encontravam pessoas que conheciam seus pais, avós. Para elas, o dia passava em meio a uma grande alegria.
Aos pés da escadaria do cemitério, ficava a venda do seu João Dias. Um ponto de encontro para aqueles que queriam beber algo, pois já estava a chegar o verão e o clima era sempre quente. Muitos se deliciavam com os picolés que ali vendiam. As crianças esperavam ansiosas por isso.
Ao cair da tarde, o cemitério esvaziava-se, poucas pessoas circulavam por ali e então as crianças começavam a peregrinação por todo o cemitério. Colocavam em prática a “missão” de acomodar velas em todos os túmulos e acender aquelas que porventura haviam se apagado. A maior felicidade era quando por volta das 20:00h eles conseguiam completar a tarefa. Subiam até o início do cemitério e contemplavam o local todo iluminado pelas velas.
O cemitério de Tigipió é inclinado, o que permite uma visão maravilhosa nesta ocasião. As crianças pareciam fazer “arte”, mas eram preocupadas com o bem estar dos mortos, pois pediam licença para o além, quando algum túmulo tinha bastantes velas, para retirar o excesso e compartilhar com pobres almas que não haviam recebido nenhuma.
João da Loca, o coveiro da comunidade e cúmplice das crianças, se aposentou. As crianças cresceram e se foram da comunidade, mas as memórias, essas ainda estão entre nós.