Aládia Patrícia Peixer Paz – Presidente do Grupo Escoteiro São João Batista
Neste sábado, 23, comemora-se o Dia Mundial do Escoteiro em homenagem ao padroeiro dos escoteiros, São Jorge que é conhecido como um santo guerreiro, uma vez que ele foi soldado de cavalaria, e logo cedo ficou conhecido por sua bravura.
O movimento foi fundado pelo britânico Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, que escolheu São Jorge para ser o padroeiro dos escoteiros, por considerar um modelo a ser seguido, pois São Jorge “fez o melhor que pode e, conseguiu superar uma dificuldade que ninguém ousara enfrentar”. O objetivo principal do escotismo, é de tornar meninos cidadãos exemplares.
Os escoteiros têm diversos lemas, como “estar sempre alerta para ajudar o próximo e praticar diariamente uma boa ação”. Os escoteiros prezam a natureza e as atividades ao ar livre como exercícios, excursões e acampamentos, e têm como finalidade serem sadios para desenvolver noções de dever com a Pátria e para com o próximo.
A partir da Lei Municipal 4.031, de 17 de março de 2021, ficou instituída em São João Batista, a Semana do Escoteiro, com algumas atividades de participação do grupo na comunidade. Neste ano tivemos então a participação do grupo, durante a sessão da Câmara de Vereadores na segunda-feira, 18, alem das participações em missas e celebrações religiosas durante esta semana, em forma de agradecimento, divulgação do movimento escoteiro no ambiente de trabalho e nas escolas, comparecendo de uniforme escoteiro ou lenço. Também divulgações nas rádios e jornais locais, bem como nas mídias. Para encerrar a semana teremos uma confraternização interna na tarde deste sábado, 23, no Bosque Municipal, durante as tradicionais atividades escoteiras.
“Se você acha que é possível ter uma vida perfeita, viverá em eterna frustração. Altos e baixos, alegria e tristeza, entusiasmo e decepção são partes integrantes da nossa existência. Lute sempre para melhorar e alegre-se com suas conquistas. “Muitas pessoas devem a grandeza de suas vidas aos problemas que tiveram de vencer.”
Baden Powell