Rafael Esnél Peixer – 8º ano
Palmira Tomazoni Trainotti nasceu no dia 16 de setembro de 1921. A neta de imigrantes Italianos nasceu em São João Batista, na Colônia, onde cresceu com sua família. O pai de Palmira, Constâncio Tomazoni, era proprietário de uma olaria de tijolos fabricados artesanalmente. Junto de outros colonos, forneceram os tijolos para a construção da igreja de São José.
A jovem Palmira ajudava com o trabalho doméstico. Cozinhava para os irmãos que trabalhavam nos engenhos de farinha de mandioca e de açúcar. Cuidava da tafona, na lida com a moenda do milho para fazer fubá. No início do século XX, poucas crianças da Colônia tiveram a oportunidade de frequentar uma escola para aprender a ler e escrever. Palmira foi alfabetizada pela irmã em meio ao trabalho com a tafona, a mesma irmã que a ensinou a costurar.
Aos 19 anos, Palmira casou-se com Otavio Trainotti. Um casamento marcado às pressas, pois Otavio havia sido convocado para a II Guerra Mundial, e quem estivesse casado não era obrigado a se deslocar para o front. Palmira e Otavio tiveram 13 filhos, trabalharam nas lavouras de arroz, feijão e milho. Produção para o próprio sustento, pois o comércio de mais fácil acesso que existia para compra de mercadorias para casa, ficava no município de Nova Trento. Andavam em torno de 5 km para chegarem à venda, em uma trilha pelo mato. Depois seguiam por mais 5 km até chegarem ao centro da cidade vizinha. O casal levava grandes quantidades de ovos para trocarem por outras mercadorias quando iam até lá.
Palmira, que aqui representa uma das tantas mulheres que ajudaram a construir o Distrito de Tigipió, mesmo durante as gestações de seus filhos, nunca deixou de trabalhar nos afazeres da casa e da lavoura. Cuidou e sempre orientou suas crianças, que já ao completarem seis anos de idade, iniciavam nos trabalhos com a família na roça, independente de serem homem ou mulher. Palmira e Otavio criaram muito bem seus 13 filhos, todos casaram e formaram suas famílias. Essa é uma homenagem do bisneto Rafael, pois a centenária Palmira, faleceu recentemente.