Juliano César
A revogação do edital de licitação para as obras de revitalização da Rua Jorge Lacerda e transversais, em São João Batista, acende um sinal de alerta sobre os recursos disponíveis para essas pavimentações de asfalto. Inicialmente, sob responsabilidade do Sisam, realiza-se a implantação do esgotamento sanitário. Agora, resta saber se há recursos suficientes para a sequência das obras. O assunto vai gerar ainda mais debate na Câmara de Vereadores.
ATAQUE E CONTRA-ATAQUE
Vereadores Milson da Silva (MDB) e Gustavo Grimm (Cid) protagonizaram um debate mais acalorado na Câmara Municipal de Vereadores de São João Batista. O emedebista quer que o centrista apresente provas de possíveis corrupção. Já Grimm quer que Silva ajude-o a buscar as provas. O assunto promete novo capítulos nas sessões do parlamento batistense.
PONTO DE ÔNIBUS
A construção de um ponto de ônibus no bairro Índia, esquenta o debate na Câmara de Vereadores de Canelinha. Todo o material foi doado por empresários da cidade. Já a mão de obra custou a ‘bagatela’ de R$ 8,6 mil. Pelas descrições do empenho da nota, o pedreiro teve 94 horas de trabalho, ou seja, 11 dias e meio de serviços. Já o servente foram 158 horas, o equivalente a 17 dias e meio de serviços.
A SAÍDA DE MARINEIDE
A saída de Marineide Montibeller da pasta da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Trentyo chamou a atenção durante esta semana. Ainda mais que, quando do anúncio da saída, o prefeito Tiago Dalsasso (MDB) já tinha um nome a certado para ocupar a vaga.
EXPERIÊNCIA NO SETOR PÚBLICO
Maria Cristina Adami foi companheira de Dalsasso na vereança em Nova Trento, e já ocupou cargo comissionado na pasta, na então gestão Orivan Jarbas Orsi (PSDB), 2009 a 2012, Na oportunidade, era o braço direito do então secretário Godofredo Luiz Tonini, o Godói.
TRAQUEJO POLÍTICO
Se Marineidi era extremamente técnica, com formação em Fisioterapia e experiência no setor privado, Cristina tem o traquejo político, inclusive, até mesmo para o enfrentamento às críticas da oposição. Seria essa a busca por esse nome? Creio que sim. Agora, só resta saber quem ocupará a vaga de Cristina na Secretaria de Assistência Social.
OS PARABÉNS AO PREFEITO
Na segunda-feira, 11, foi o Dia do Prefeito. E durante a sessão ordinária do Poder Legislativo de Major Gercino, o presidente da Câmara, Augustinho Orlandi (UB) e os demais vereadores de situação, Edson Rubik (UB), Esmael Deluvino (UB), Antônio César Formento, o Cezinha (MDB) e Hilberto Arnoldo, o Beto (MDB), parabenizaram Valmor Pedro Kammers, o Valmor do Pita, pela passagem desta data.
CRÍTICA I
Em sessão anterior, o vereador situacionista Hilberto Arnoldo, o Beto (UB), criticou Jade José David, o Tichico (Pod), em que falou que ele era contra o crescimento do município, após Tichico ser o único contrário a criação da Secretaria de Cultura e Turismo.
CRÍTICA II
Por sua vez, Tichico disse que não tem nada contra o vereador Beto. “E também não sou contra o progresso do município. Eu só não concordei com a criação desta Secretaria de Cultura e Turismo, apenas isso”, disse.
OS CTGs
Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Água Claras, do bairro Itereré, em Major Gercino, realizou durante o fim de semana, mais um rodeio. O CTG do Paulo Gaúcho recebeu elogios na Câmara de Vereadores, pelo evento e o resgate da tradição do homem do campo. Da mesma forma, anteriormente, o CTG Mangueira Branca, de Márcio Silveira, também havia sido elogiado pelos edis.
A PRESENÇA DO GOVERNADOR
Governador Carlos Moisés da Silva (Rep) participou da inauguração das obras de pavimentação de asfalto da Avenida Beira Rio, em Tijucas, na sexta-feira, 8. Ele recebeu rasgados elogios do prefeito Elói Mariano Rocha (PSD). “Agradeço ao governador Carlos Moisés pela atenção que tem dado a Tijucas. Nosso município é extremamente grato pelo grande volume de recursos destinados e pelas inúmeras obras aqui realizadas”, enfatizou o prefeito.
A NÃO PRESENÇA DO GOVERNADOR
A presença do governador em Tijucas foi totalmente o contrário que aconteceu, quando o então governador Raimundo Colombo (PSD), deixou o então prefeito Valério Tomasi (MDB) de “mãos atadas”, por não participar da inauguração da Avenida Prefeito Carlos Humberto Ternes. Naquela chuvosa manhã de 2015, Colombo disse que não viria na inauguração, devido às condições climáticas desfavoráveis para o deslocamento de helicóptero, como se Tijucas fosse muito longe da Capital – cerca de 40 quilômetros – para ele vir de carro.
TERCEIRO SETOR
Segundo o colunista tijuquense Léo Nunes, o presidente da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Tijucas, o empresário Manoel Amadeu Moisés, o Maneca da Manecar, aproveitou a estada do governador Carlos Moisés da Silva (Rep) na Capital do Vale, para reforçar os pleitos da instituição na esfera pública. Além do setor privado, Maneca também vem se destacando com os trabalhos voluntários junto ao terceiro setor.
NOMES DA SITUAÇÃO
Após as renúncias do prefeito de Porto Belo, Emerson Stein (MDB) e do vice, Elias Cabral, o presidente da Câmara de Vereadores, Joel Lucinda (MDB), assumiu interinamente, até eleição para a escolha do novo prefeito. Lucinda já informou que é um pré-candidato ao pleito, e ganhou a ‘concorrência’ de mais dois emedebistas: Diogo Santos e Magno Muñoz.
NOME DA OPOSIÇÃO
A novidade, porém, é o nome do policial militar de reserva David Jordelino, conhecido por Sargento David. Nas redes sociais, ele anunciou a pré-candidatura a prefeito pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). É a mesma sigla do ex-prefeito Albert Stadler, o Curru, aliado do atual grupo governista. No entanto, o sargento se propõe a ser o nome da oposição no pleito e teria até mesmo um possível acordo com o ex-vice-prefeito Osvaldo Claudino Ramos Filho (PTB) para a formação da chapa concorrente.