O Novo Ensino Médio chega às escolas este ano com uma nova proposta: a ampliação de carga horária com disciplinas diferenciadas do núcleo comum. Dentro destas disciplinas estão as chamadas eletivas, ou seja, o estudante faz a escolha de acordo com as condições que a escola tem de oferecer. Para tanto, é preciso ter espaço físico adequado, profissional capacitado entre outras.
Na Escola de Educação Básica Professora Lídia Leal Gomes, no distrito de Tigipió, em São João Batista, neste semestre, está acontecendo à disciplina eletiva de ‘Práticas de Letramento Literário com ênfase na Literatura Local’, que tem como objetivo ampliar experiências de leitura literária, incorporando em seus repertórios a literatura catarinense e local. “Dentro desta disciplina, temos competências específicas para que o aluno desenvolva, entre elas destacamos: Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais; Utilizar diferentes linguagens para exercer, com autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva; Apreciar esteticamente as mais diversas produções artísticas e culturais, considerando suas características locais, regionais e globais”, informa a professora Aládia Patrícia Peixer Paz.
Ampliação da Aprendizagem
Segundo os documentos oficiais que norteiam o trabalho no Novo Ensino Médio, a parte flexível do currículo tem por objetivo que os alunos aprofundem e ampliem as aprendizagens em uma ou mais Áreas de Conhecimento e/ou na Formação Técnica e Profissional. Ao possibilitar que os estudantes façam escolhas que impactam sua trajetória escolar, os Itinerários Formativos favorecem o protagonismo juvenil.
A professora Aládia, que leciona esta disciplina, apresentou as possibilidades de trabalho dentro da proposta de atuação desta área do conhecimento, e os estudantes optaram por trabalhar em equipes e coordenar alguns projetos voltados à temática de Práticas de Letramento Literário. Com isso, há em andamento na escola, os seguintes projetos organizados pelos alunos e coordenados pela professora.
Leitura na Comunidade
Na Unidade Básica de Saúde local foi criado, com o apoio da equipe da saúde, um espaço de leitura para todos que ali aguardam o atendimento. O projeto conta com a parceria do jornal Correio Catarinense.
Encontro Literário
São promovidos encontros com autores locais de literatura para entrevistas. Desta forma, os alunos conhecem a literatura presente na comunidade. A primeira convidada a se apresentar na quinta-feira, 7, foi Raquel Mázera Poffo, em que falou um pouco de sua trajetória no mundo da escrita literária.
The_Lords_of_Reading
Os Senhores da Leitura, é um espaço digital criado por estudantes, na rede social Instagram, promovendo assim a divulgação de tudo que está relacionado à leitura, inclusive os projetos que eles criaram. Para alimentar este espaço, três estudantes que recebem memes de outro grupo, desenhos de outro aluno que tem a habilidade de desenhar, bem como outro grupo que realiza a gravação de podcasts que serão interligados ao projeto já existente na escola chamado ‘Memórias da Colônia’ coordenado pelo professor Malcon Gustavo Tonini.
Desde que iniciou a disciplina, a professora percebeu a evolução dos alunos, desenvolvendo autonomia, iniciativa em tomar decisões ou em propor ações a serem feitas pelo grupo, bem como o trabalho em equipe que possui um cronograma coordenado pela professora e que foi decidido no coletivo.