No Dia da Saúde e da Nutrição, comemorado na quinta-feira, 31, as nutricionistas da Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Comunitário, Adriana B. Gonçalves Santos e Juliamar Stuani, oferecem dicas sobre como consumir o chocolate de forma mais saudável neste período da Páscoa.
Segundo elas, a data também é uma oportunidade para refletir sobre a alimentação e consumo excessivo de alimentos industrializados, ricos em açúcar, sal e gordura. Além disso, a época da Páscoa é um dos períodos do ano em que o chocolate é consumido com maior frequência.
“O cacau presente nos chocolates é o que o faz tão valioso e cheio de benefícios à saúde, mas devemos saber escolhê-los e a quantidade a ser consumida. O tipo de chocolate indicado para uma melhor saúde, por ser rico em compostos bioativos conhecidos como flavonoides, é somente o amargo”, contam as nutricionistas.
De acordo com elas, o chocolate amargo pode trazer a redução de pressão arterial, prevenção do diabetes e doenças cardiovasculares, redução do colesterol ruim (LDL) e aumento do colesterol bom (HDL), ação antioxidante, prevenção de câncer e envelhecimento precoce, melhora do humor e ansiedade, entre outros.
Porém, o benefício só é obtido se o chocolate tiver acima de 70% de cacau e for consumido dentro de uma alimentação equilibrada e deve ser de forma moderada. Nestes casos, é possível consumir 30 gramas, no máximo três vezes por semana.
“No caso das crianças, é importante não passar de 15 gramas (equivalente a 1 bombom ou 2 quadrados de barra comum), no máximo duas vezes na semana, e somente para crianças a partir de 3 anos de idade”, explicam.
Os chocolates também podem trazer malefícios, por serem muito ricos em gordura e por conterem muito açúcar. O consumo excessivo, além de levar ao excesso de peso, eleva a pressão arterial, taxas elevadas de glicose sanguínea, colesterol elevado, diabetes e até agrava alguns tipos de câncer. Por isso, é importante ter moderação.
Como consumir chocolate de forma saudável na Páscoa
1 – No período anterior à Páscoa é interessante seguir uma alimentação saudável e equilibrada para evitar o ganho de peso no período;
2 – Se puder escolher o chocolate, prefira aqueles com mais de 70% de cacau, pois possuem uma quantidade menor de açúcar e gordura;
3 – Divida o chocolate com familiares e amigos ou fracione seu consumo, podendo congelar pequenas porções. Consumir no máximo 30 gramas ao dia, equivalente a quadradinhos da barra comum;
4 – Caso você dê uma pequena abusada no consumo do chocolate não tente compensar nas outras refeições ficando em jejum. Consuma refeições leves e ricas em vegetais e proteínas magras como o peito de frango e peixes assados;
5 – Não substitua uma refeição por uma quantidade maior de chocolate. Não pense apenas em equilibrar calorias, pois o seu corpo precisa de nutrientes.