O Serviço de Infraestrutura, Saneamento e Abastecimento de Água Municipal de São João Batista (Sisam), efetuou nesta semana, a instalação de quatro macromedidores na saída dos reservatórios localizados na Estação de Tratamento de Água (Eta). O serviço foi executado de forma escalonada, ao longo de três dias, para minimizar os impactos no sistema de abastecimento de água da cidade
Na segunda-feira, 31, o equipamento foi colocado no Reservatório 3, o que afetou a distribuição de água nos bairros Jardim São Paulo, Timbezinho, Tajuba II, Fernandes e Colônia Nova Itália, assim como Tigipió e Arataca. Já na terça-feira, 1, foram instalados macromedidores nos Reservatórios 1-1 e 1-2, que atendem aos bairros Rio do Braço, Tajuba I, Centro (parte da Cidade Alta) e Colônia Nova Itália.
E, na quarta-feira, 2, no Reservatório 2, o que afetou o abastecimento nos seguintes bairros: Centro (Cidade Baixa e parte da Cidade Alta), Cardoso, Krequer, Carmelo, Ribanceira do Sul, Ribanceira do Norte e Rio do Braço (trecho situado na margem da SC-410). Também está previsto, na semana seguinte, a implantação de aparelhos nas duas pontes do Centro da cidade.
Com funcionamento similar a de um hidrômetro residencial digital, mas com capacidade para fazer medições de grande vazão, a colocação dos macromedidores é mais um investimento da autarquia no sistema de abastecimento de água de São João Batista. A melhoria possibilitará que seja avaliado, via dados de telemetria, a relação entre volume produzido e volume entregue, reduzindo a quantidade de perdas.