Em um momento de incertezas e isolamento social, as empresas estão se reinventando para encontrar estratégias e soluções para se manterem ativas no mercado. A entrega de produtos tem sido uma das opções neste período para que a economia continue girando.
Mas, para aplicar essas novas estratégias, é preciso também estar atento aos decretos municipais e estaduais e, acima de tudo, respeitar as regras de higienização determinadas pelo Ministério da Saúde.
Há poucos meses atuando em São João Batista, a Di Roma Pizzaria, que trabalha somente com delivery ou retirada no balcão, precisou aumentar o número de motoboys para atender a nova demanda durante os dias de total isolamento social.
O gerente administrativo, Ricardo Laurindo, 27 anos, revela que as vendas na pizzaria aumentaram, especialmente durante a semana, de segunda a quinta-feira. Entretanto, sentiu uma baixa de 12% durante os fins de semana. Mas, ainda assim, precisou contratar novos entregadores, pois antes da pandemia, a venda no estabelecimento era de 70% retirada no balcão.
Os cuidados com pessoal da cozinha também aumentaram ainda mais. Porém, a diferença maior foi com os motoboys. “Durante as entregas eles usam luvas, levam álcool em gel, a máquina de cartão é plastificada, e passada sempre álcool, de um cliente para outro”, informa.
Na Verdureira Gattis, a atendente Franciely Gattis, 24, explica que antes da pandemia já era oferecido a entrega a domicílio após o cliente realizar a compra na loja física. Porém, com a determinação para que as pessoas permanecessem em casa, a empresa precisou buscar uma nova maneira de manter os clientes.
“A nova proposta foi para o cliente fazer o pedido online, pelo WhatsApp, e então a gente realizava a entrega em casa”, conta. Ela ressalta que a ideia já havia surgido antes da pandemia, mas acabou sendo arquivada devido à disponibilidade de tempo e atenção que é necessária para prestar esse tipo de serviço.
Cuidados extras
Franciely ressalta que, como o estabelecimento se enquadra nos serviços essenciais, pode também permanecer de portas abertas. Mas, para isso, redobraram a atenção em relação a higienização do ambiente e também dos utensílios, como balanças, máquinas de cartão, carrinhos, entre outros. “Disponibilizamos álcool 70º INPM, além de fornecer o livre acesso a pias com água corrente e sabão para funcionários e clientes a qualquer momento, para realizarem as precauções pessoais”, destaca.
Durante o serviço delivery, a Verdureira também mantém a orientação aos funcionários de deixar as compras sempre fora da residência, para que se tenha os devidos cuidados antes do armazenamento. “Compreendemos que esse é um momento em que se é necessário pensar em um todo, em ajudar um ao outro, e foi isso que nos fez decidir a trabalhar com o delivery”, diz.