Marcia Peixe
Com intuito de simbolizar o nascimento do menino que é luz para o mundo, a Comunidade Bethânia em São João Batista, preparou neste ano, um presépio inédito. Ele é composto por peças de ferro moldadas e iluminadas com lâmpadas de leds que foram instaladas na ilha central da lagoa e aos seu redor.
De acordo José Washington Ferreira, o Óxinho, consagrado e administrador do recanto, o projeto nasceu em seu coração e foi partilhado com o conselho local, que aprovou a iniciativa. “O presépio iluminado vem ao encontro do que o Natal representa: o nascimento do menino Jesus, que traz luz para o mundo, alegria e esperança”, explica.
De acordo com o consagrado, em seguida, ocorreu o convite aos Filhos para que pudessem participar e contribuir com o seu melhor. “O objetivo não era apenas construir um presépio, era envolvê-los para que pudessem demonstrar seus talentos e compreender o verdadeiro sentido no Natal”, conta. A produção e instalação envolveu vários Filhos que se prontificarem a fazer parte do projeto. Um deles, foi Cassiano Maciel Passos, 41 anos.
Morador de Barra Velha (SC), ele está vivendo o processo de restauração em Bethânia. “A partir do convite eu aceitei o desafio de participar da produção e com referências que me passaram eu comecei a desenhar”, explica. Cassiano conta que, sentiu-se encorajado a iniciar o projeto por ser algo que nunca havia realizado, apesar de ser serralheiro e soldador de profissão. “Recebi o modelo em uma impressão de papel, depois aumentei a escala em uma folha de madeira compensada. Com um giz fiz os desenhos e depois ia corrigindo a escala”, acrescenta.
O serralheiro conta ainda que para dar forma ao presépio utilizou como matéria-prima, ferro 3/16 e para a estrutura ferro 3/8. “Comecei a produzir primeiro José, depois Maria, em seguida, o menino Jesus e por último os animais. Mas, o camelo foi o mais difícil, era cheio de detalhes e precisei adaptá-lo”, diz.
Ao descrever o processo artesanal utilizado, os olhos de Cassiano brilham, pois exigiu dele, desafiar-se em uma atividade nova. “Agradeço a Deus pelos dons que ele me deu como as habilidades manuais e a música e também os demais Filhos de Bethânia que participaram deste projeto, ao Óxinho e a Comunidade Bethânia”, enfatiza.
Para Óxinho, o envolvimento dos Filhos e a execução do projeto superou as expectativas. “O presépio motiva as pessoas a virem à Bethânia e apreciarem sua beleza. E com isso, passam a perceber o que há de melhor no Filho e na sua dedicação em buscar a restauração.”