Não é de hoje que a Escola de Educação Básica Manoel Vicente Gomes, da Rede Pública Estadual de Ensino, é destaque. A relação com a comunidade, através das redes sociais, não apenas aproximou as famílias da vida escolar dos estudantes, como também criou um apelido que virou marca da escola, e que dá o nome ao livro lançado na tarde de segunda-feira,13.
#FamíliaManoel: Olhares para a Educação Que Transforma foi organizado pelos professores Camila Grimes, Rozane Fermino, Flávio Booz e a diretora Andrea Stefania Piazza. O objetivo é de fechar um ciclo de pesquisas realizadas entre os anos de 2019 e 202, a respeito das boas práticas da Escola de Educação Básica Manoel Vicente Gomes.
A publicação tem ilustrações dos próprios estudantes e reúne trabalhos de professores da Rede Estadual e, ainda, de pesquisadores do Centro Universitário Avantis (UniAvan), e da Universidade Regional de Blumenau (Furb).
A obra completa está disponível no site Clube de Autores, mas as pesquisas que compõem o livro também estão publicadas em diversas revistas e eventos científicos no Brasil e no exterior.
Participaram do lançamento, os estudantes, as entidades democráticas da unidade escolar, autoridades do município e da Coordenadoria Regional de Educação de Brusque. “A reflexão da prática é tarefa inata do trabalho do professor e a parceria com o Ensino Superior traz outra dimensão para as pesquisas que o livro apresenta” destaca a professora Camila Grimes, uma das organizadoras da obra.