Juliano César
A Banda Municipal de São João Batista promoveu no mês de novembro, um circuito de apresentações nos cinco municípios da região, através do projeto ‘Circulação da Banda Municipal de São João Batista no Vale do Rio Tijucas’.
O primeiro espetáculo realizou-se no dia 3, na cidade de Major Gercino. Já no dia 16 foi a vez de Tijucas, em 23 na cidade de Canelinha e no dia 30 em Nova Trento, com finalização em 8 de dezembro, em São João Batista.
O circuito foi uma promoção da Associação de Pais e Mestres da Banda Municipal de São João Batista, com o apoio da Fundação Municipal de Cultura e Juventude (Funjuve), a partir de projeto contemplado na edição de 2019 do Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura. A iniciativa foi uma das premiadas na categoria Música – eixo Produção/Difusão do edital – promovido pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).
Para o diretor da Funjuve, Jerry Andriani Laurindo, o projeto só pode ser realizado agora, por conta da pandemia de Covid–19. “Com certeza foi um prêmio de reconhecimento a todo trabalho efetuado há muitos anos com crianças e adolescentes em nossa cidade. Com este prêmio houve um investimento em novos instrumentos e circulação do projeto, possibilitando desta forma uma evolução ao grupo”, destaca.
A professora de dança, Daniella Venera, diz que fazer o circuito de apresentações, além de proporcionar um momento de cultura e lazer nas comunidades, também foi de suma importância para todos os integrantes da banda, desde músicos até as dançarinas do corpo coreográfico. “Pois nos trouxe muita experiência e momentos únicos de aprendizado”, completa.
Participante do projeto, o professor Ademir Zimmermman destaca que receber o aplauso das pessoas é gratificante para o músico e professor. “Ao mesmo tempo foi um grande desafio, pois nossa banda é formada por alunos/músicos em processo de formação, muitos ainda crianças”, finaliza.