Além da luta contra a Aids, o mês de dezembro agora também é lembrado pelo trabalho de conscientização contra o abandono de animais de estimação.
Em Tijucas, a lei municipal 2.863/2021 institui a ‘Campanha Dezembro Verde’ que tem por objetivo conscientizar a sociedade sobre o fim do abandono de cães e gatos, em especial no período de férias de final de ano, que ocorrem entre dezembro e fevereiro.
Segundo o suplente de vereador, Júlio César Bucoski, autor do projeto de lei no período em que assumiu temporariamente a função de vereador, a intenção é relembrar as pessoas de que os animais não são descartáveis.
“Assim como os humanos, cães e gatos também sentem dor, frio, fome. Por isso, não abandone, não maltrate e faça adoção consciente, ou seja, adote o animal somente se estiver certo de que tem vontade e disponibilidade para cuidar adequadamente dele”, diz Julio.
CASTRAÇÃO SOCIAL
A campanha também reforça a importância da castração dos cães e gatos. Além de uma questão de saúde pública, a castração traz inúmeros benefícios aos animais, pois evita tumores e crias indesejadas, além de proporcionar maior longevidade. “Castrar é um ato de amor”, reforça Julio.
Em Tijucas, pessoas de baixa renda, que não têm condições de arcar com a castração de seu animalzinho, podem solicitar a castração social, oferecida pela secretaria municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente.
Para saber mais acesse este link: CASTRAÇÃO SOCIAL
DENÚNCIAS DE MAUS-TRATOS
Caso você presencie um animal de rua debilitado ou em situação de maus-tratos, faça sua denúncia para o GOR (Grupo de Operações e Resgate) pelo número (47) 99651-9961. O grupo é o responsável pelo recolhimento de animais de pequeno e grande porte que estejam em situação de risco ou em condição de maus-tratos.