Juliano César
O Grupo de Professores de Linguagem (GPL) lançou na noite de terça-feira, 30, o livro ‘Baú de Práticas II: há 20 anos tecendo memórias entre olhares, escutas e palavras’, em evento na sede da Câmara Municipal de Vereadores de São João Batista. A obra reúne dezoito textos de vinte e quatro professores de diferentes segmentos, que relatam os projetos de letramento, tendo como amparo teórico os Novos Estudos do Letramento.
A primeira parte do livro relata a história dos 20 anos do GPLP, cujo foco hoje está nas linguagens e não apenas em uma disciplina. A segunda parte apresenta a fundamentação teórica acerca dos letramentos.
Os projetos foram desenvolvidos na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e Médio, no cotidiano familiar e na formação de professores. Os temas são diferentes, pois consideram a comunidade local.
Na obra, podem ser encontrados relatos que focam especialmente a literatura, seja junto a bebês ou outras crianças da Educação Infantil ou do Ensino Fundamental. A música também é tema de um dos relatos.
A relação entre literatura e demais gêneros multimodais também é apresentada na obra. Há relatos sobre a organização de revista e de jornal, com reportagem turística, bem como a estreia de alunos como autores em um livro. As cartas na pandemia são foco de dois relatos. Já a educação inclusiva sob a ótica dos letramentos é outro tema.
A obra, que tem 361 páginas e é uma publicação da Editora da Furb, finaliza com um relato sobre a formação de professores em um movimento dialógico.
Autoria
As autoras do livro são: Albertina Peixer Gatis, Andréia de Souza, Daiani Albino Veloso, Eloisa Muriely de Sousa Rodrigues, Jocasta Maçaneiro, Luciene Oliveira da Rosa, Maria Augusta Almeida Bastos, Osmarilda dos Santos Valle, Rose Cléa Costa Sardo, Sabrina Hames, Sandra Terezinha Sartori Martini e Suzi Hames. Já Otília Lizete de Oliveira Martins Heinig é a organizadora da obra.