A Secretaria de Saúde de São João Batista irá adquirir, nos próximos dias, testes rápidos de coronavírus. A intenção é, no primeiro momento, realizar os testes com os profissionais da saúde, que estão na linha de frente de combate à pandemia.
A novidade foi anunciada pelo prefeito Daniel Netto Cândido e a secretária Karin Leopoldo, durante uma transmissão ao vivo pelo Facebook, na noite de quarta-feira, 1º.
Entretanto, esses testes deverão demorar um pouco a chegar no município por estarem em falta no país.
Em um balanço dos primeiros 15 dias de combate em São João Batista, o prefeito Daniel parabenizou a população que seguiu as orientações e permaneceu em casa. “Esses dias foram muito importantes para fazermos um trabalho de organização da saúde. Foi um período em que conseguimos adquirir novos aparelhos respiratórios e equipar melhor nossa Saúde para atender a população”, diz.
O prefeito ainda agradeceu a parceria de empresas que se dispuseram a doar e produzir equipamentos de proteção individuais. “Com a colaboração de todos, conseguimos achatar a curva em nosso município, e felizmente, até o momento, não registramos nenhum caso”, informa.
Ele ressalta que recebeu mensagens de muitas pessoas frustradas por não ter nenhum caso no município. “Mas esse foi nosso objetivo com o isolamento social, e que bom. Temos que comemorar os resultados até aqui”, diz.
De olho na economia
Com a área da Saúde mais equipada, o prefeito afirma que o momento, a partir de agora, é de organizar a economia do município, para que os efeitos da crise sejam minimizados. “Estamos criando o plano de proteção e recuperação econômico do município em conjunto com os empresários, comerciantes e demais entidades”, revela.
Cândido ressalta que pediu apoio também para o deputado Altair Silva (Progressistas) que está junto da Frente Parlamentar em Apoio ao Setor Calçadista, e também esteve em contato com o chefe da Casa Civil, Douglas Borba, para ter atenção especial com São João Batista perante o plano de recuperação econômico do estado.
Isolamento vertical
O prefeito avaliou também a possibilidade de aplicar o isolamento vertical no município, caso haja necessidade nos próximos dias. “As decisões mudam diariamente, não sabemos como será o dia de amanhã, por isso, não descarto essa possibilidade, caso o governo prorrogue por mais dias o isolamento social. Para que, desta forma, consigamos manter o grupo de risco seguro e manter a curva em nosso município achatada”, explica.