Alessandra Destro Pizzigatti
Esta é uma parte da introdução do livro “A Roda da Vida – como caminho para a lucidez” do Lama Padma Samten, uma maravilhosa pedra preciosa e fundamental para quem quer se aventurar na busca pela lucidez de uma vida plena.
“A apresentação do budismo neste livro fundamenta-se na atitude de responsabilidade universal, ou o desenvolvimento consciente de um bom coração. O tema é enfatizado por Sua Santidade o Dalai Lama, um defensor do não sectarismo e do diálogo entre todos os povos, culturas e religiões. Sua Santidade sempre ressalta que sua intenção não é converter pessoas de outas religiões ao budismo, mas propor as idéias budistas para o bem-estar individual e redução das tensões sociais.
O praticante budista não sai do mundo, ele atua a partir da perspectiva de ajudar todos os seres. A noção de um bom coração é a base que sustenta a motivação budista durante todo o processo de observação e purificação, e que, ao final, faz com que o praticante volte-se para a realidade cotidiana com o propósito inabalável de realizar ações positivas no mundo.
No budismo fazemos um voto de nunca nos afastarmos da vida, nunca nos afastarmos do interesse pelos outros, mas, ao contrário, viver em conexão com todos os seres, buscando trazer benefício a eles. O Buda meditou durante seis anos e, após atingir a iluminação, dedicou-se por 46 anos a cuidar dos seres e dar ensinamentos para ajudá-los a encontrar a felicidade e se liberar do sofrimento.
O Buda teve quinhentos grandes discípulos, e é por essa razão que o budismo espalhou-se por vários países. Isso ocorreu há 26 séculos. Ele era um príncipe chamado Sidharta Gautama. Seu pai, rei dos Shakyas, mantinha-o cercado de luxo, pretendendo que o filho sucedesse-o no trono. Mas o jovem príncipe tinha uma visão espiritual aguçada, e compreendeu que, independente das condições de vida, todos os seres estão presos na experiência cíclica. Ele teve a intuição de que era possível ultrapassar o samsara, a existência condicionada, mas não conseguia ver como. Então abandonou a vida na corte e se dedicou a ouvir ensinamentos e a meditar. Após seis anos, atingiu a compreensão; sua mente tornou-se inteiramente clara e desperta, iluminada.
O budismo surge da experiência de Sidharta Gautama, o Buda Shakyamuni. A essência do budismo é passar sua experiência , não apenas seu conhecimento e métodos. Porque ela permite que o conhecimento do Buda aflore – e aflore de forma diferente em cada cultura, em cada época, com diferentes métodos, sem perder ou alterar sua essência.”
PADMA SAMTEN é lama budista. Fundou e dirige o Centro de Estudos Budistas Bodisatva, em Viamão, RS e também em Canelinha, SC. O templo do CEBB Mendjila fica na rua Regina B. Clemer, número 2400, no Bairro India. Este Templo foi inaugurado em 02 de novembro de 2015.
Em virtude da Pandemia, estamos mantendo os encontros de estudos, meditações e cursos, on line. Se quiser participar, será uma alegria, por favor, entre em contato conosco para receber o link de acesso . Contato whatsapp: 48 9 9161-0545
Que muitos seres possam se beneficiar!