Na quarta-feira , 6, o prefeito de Tijucas Eloi Mariano Rocha e o secretário municipal de Saúde Vilson José Porcíncula estiveram reunidos mais uma vez com a direção do Hospital São José de Tijucas para tratar de melhorias na rede de atendimento do município.
Estiveram presentes o diretor administrativo da unidade, Jean Carlos dos Santos e a diretora clínica, Marcela Fontes Ferdinando. Durante a reunião o hospital informou que além da especialidade de ortopedia, a qual é referência, a unidade também está com sistema de sobreaviso nas especialidades de bucomaxilo e anestesiologia.
“Nossa intenção é ampliar este atendimento de urgência incluindo a cirurgia geral, também em sistema de sobreaviso. Isso é o que pretendemos colocar em prática no ano que vem”, disse a diretora clínica do hospital.
Também durante a reunião a direção do hospital informou sobre a retomada das cirurgias eletivas. “O estado quer agilizar estes procedimentos que ficaram represados durante a pandemia e por isso devemos realizar uma média de 50 cirurgias por mês”, afirmou o diretor administrativo.
Ainda durante o encontro o secretário municipal de Saúde falou sobre a importância de dar uma atenção especial às cirurgias ginecológicas que também estão com grande demanda no estado.
“Temos hoje muitas mulheres aguardando por cirurgias e infelizmente o Estado não está dando conta de atender a toda essa demanda. Por isso precisamos encontrar uma alternativa urgente para atender estas pessoas”, disse o secretário.
Diante da necessidade urgente o prefeito solicitou ao hospital que analise a possibilidade de realizar um mutirão conjunto com a saúde municipal para por fim a esta lista de espera.
A partir desta reunião, Secretaria Municipal de Saúde e hospital farão o levantamento de número de pacientes, tipos de cirurgias solicitadas e valores necessários para a execução dos procedimentos.