Juliano César
Há aproximadamente 45 dias, Regina Mara Sousa Fuck, 46 anos, assumiu a Secretaria Municipal de Assistência Social de Major Gercino. Natural de Joinville, com três meses ela veio morar em Brusque, onde cresceu, estudou e construiu uma sólida carreira.
Ela se formou em Direito (Unifebe) e fez pós-graduação em Direito Trabalhista e Previdenciário (Fundação Getúlio Vargas). “Sempre trabalhei na área do direito”, destaca.
Casada com um majorense, Joaquim Fuck, o casal tem um sítio na localidade da Boa Esperança, em que, agora, tornou-se residência fixa. “Decidimos aproveitar mais o tempo aqui em Major Gercino”, revela.
Com toda essa bagagem profissional, o prefeito Valmor Pedro Kammers, o Valmor do Pita (PSL) conversou com Regina Mara para ela assumir o desafio de ser a secretária de Assistência Social. Aos mais próximos, Kammers demostrou insatisfação com o jeito que a pasta vinha sendo administrada. “O prefeito conversou comigo, me fez o convite e aceitei. Estou muito feliz e empolgada para fazer um excelente trabalho, junto com toda a equipe”, analisa.
Regina assumiu a pasta no dia 2 de agosto e, desde então, o discurso é de que será um trabalho de gestão para todos. “Foi o compromisso que assumimos com a comunidade majorense”, destaca.
Os primeiros passos foram de se reunir com a equipe, de se reorganizar para retomar os trabalhos e atendimentos que estavam parados devido a pandemia e definir metas. Em setembro, as atividades dos Serviços de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos (SCFV) voltaram à ativa no distrito de Pinheiral e Centro.
O grande desafio
Para a nova secretária, o grande desafio da pasta é fazer com que os usuários assistidos retomem sua vida autônoma.”Mostrando para eles de que existe vida e desafios lá fora. Vamos continuar acolhendo, claro, mas também fazer com que eles busquem novos horizontes. Que tenham autonomia e novas possibilidades e que cresçam. Que não ficam somente dependentes da Assistência Social”. Com isso, o objetivo será a realização de oficinas em que capacite-os profissionalmente, para que busquem empregos, por exemplo, em cidades vizinhas. “Major é carente nesta questão de postos de trabalho. Então, é preciso preparar nossos moradores que assim desejarem, para buscar trabalhos nos municípios próximos”, analisa.
Outro problema verificado é a falta de casas para alugar, para aqueles que necessitam de aluguel solidário. “Mantemos algumas famílias no aluguel, mas Major Gercino não tem nem demanda de casas para alugar”.
Equipe de trabalho
A Secretaria de Assistência Social conta com um Centro de Referência da Assistência Social (Cras), com uma assistente social de gestão, um psicólogo e mais uma assistente social no Cras. Também há os orientadores nos Serviços de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos, em que há em três locais: Centro, Pinheiral e Boiteuxburgo.
Amamentação e brinquedoteca
A secretaria instalou no Cras Gavinhas uma sala de amamentação. O objetivo é dar mais conforto para as mães que moram principalmente no interior e que necessitam de um local adequado para amamentar os filhos. Da mesma forma, foi instalada uma brinquedoteca. Enquanto as mamães são atendidas pelos técnicos do Cras, os pequenos têm um espaço para brincar com segurança.
Casamento Comunitário
As inscrições estão abertas até nesta sexta-feira, 17, para o casamento comunitário civil a todos os casais que tem interesse em oficializar perante a Justiça. O registro do casamento será gratuito, sendo que as despesas ficam somente de apresentar os documentos pessoais solicitados.