São João Batista foi o município brasileiro escolhido para receber um projeto piloto do governo federal, encabeçado pelo Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional de Assistência Social, para inclusão de beneficiários do BPC no Auxílio-Inclusão. Uma comitiva formada por representantes do Poder Público local e da iniciativa privada estiveram em Brasília para conhecer detalhes da iniciativa, que tem como foco a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
O grupo foi recepcionado, na quarta-feira, 8, pelo ministro da Cidadania, João Roma Neto, pela secretária nacional de Assistência Social, Maria Yvelônia, e pelo diretor nacional de Benefícios Assistenciais, André Rodrigues Veras. A comitiva batistense é formada pelos secretários municipais de Assistência Social, Rúbia Tamanini, e de Desenvolvimento Econômico, Jean Kayser, assim como pelo presidente do Sincasjb, Almir Santos, pelo empresário José Osterno Filho e pela diretora municipal de Proteção Social Básica, Márcia Giselle Amorim.
O secretário estadual adjunto de Desenvolvimento Social, Daniel Netto Cândido, também acompanha o grupo, representando o Poder Executivo de Santa Catarina.
O projeto piloto é voltado a beneficiários atuais do Benefício de Prestação Continuada (BPC). E, ainda, a quem recebeu o benefício nos últimos cinco anos e exerça atividade remunerada de até dois salários mínimos.
Sendo incluída no mercado de trabalho, a pessoa receberá o salário da atividade que exerce e o valor do Auxílio-Inclusão (correspondente a meio salário mínimo). Caso a relação de trabalho termine, o beneficiário pode solicitar ao INSS a reativação do BPC.
“Esta iniciativa incentivará e viabilizará ao beneficiário com deficiência do BPC a conquista de maior grau de independência e autonomia”, destaca a secretária municipal de Assistência Social, Rúbia Tamanini.