Aos 46 anos de idade, a Rosilda de Matos de Grosse, faz bolos e salgados para vender e, assim, ajudar na renda de casa. Mas ela sempre teve um sonho: aprender a costurar. Como não tinha condições financeiras para pagar, depositou os sonhos nas filhas, que estudaram no Senai e foram trabalhar em Brusque.
Porém, em março, ela começou a realizar os sonhos, quando iniciou o curso de costura, e também outro de panificação, desenvolvido pela Prefeitura de Canelinha em parceria com o Senai, o Qualifica Canelinha.
“Foi um sonho muito aproveitável. Se tivesse que tirar do bolso, eu não teria condições. Faz anos que eu queria costurar e agora tive a oportunidade de aprender. Quero poder trabalhar de carteira assinada e espero que nos ajudem. Vou continuar ajudando meu marido com os bolos e salgados pra ajudar na renda, mas aproveitar essa oportunidade que passou na minha vida. Tudo o que você aprende hoje é gratificante, pois usa lá na frente”, declarou .
Rosilda foi uma dos 150 estudantes inscritos nos cursos de costura em tecido e costura em calçado e das oficinas de panificação. Nesta quinta-feira, 29, aconteceu a formatura daqueles que completaram as oficinas no Qualifica Canelinha, que teve como objetivo qualificar a mão de obra, inicialmente, de pessoas atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social, ligado a Secretaria de Assistência Social do município. A cerimônia, que seguiu todos os protocolos de segurança contra a Covid 19, contou com a presença de representantes do Senai e autoridades estaduais e municipais.