A ida da secretária de Assistência Social de São João Batista, Rúbia Alice Tamanini Duarte, para participar da sessão ordinária da Câmara de Vereadores, na noite de segunda-feira, 5, não foi suficiente para diminuir a fúria do vereador situacionista, Marcelo Teodoro Adão (MDB). O caso criou um mau estar no governo, por se tratar de um verdadeiro ‘fogo amigo’, dentro da base aliada.
Tudo começou no fim da tarde de sexta-feira, 2. O emedebista foi até a Secretaria de Assistência Social, na busca de conseguir dois edredons para serem doados a duas famílias carentes da cidade.
Após negativas das profissionais que trabalham no recinto, ele não se deu por satisfeito e pediu para falar com a titular da pasta. A informação era de que ela não estaria no local. Mas não demorou muito para a secretária sair de uma sala e Teodoro avistá-la.
Ele foi atendido por Rúbia que justificou a negativa dos edredons, assim como já havia sido informado pela assistente da pasta.
Coincidência ou não, na noite de segunda-feira, a secretária e a equipe da Secretaria de Assistência foram prestar informações sobe os trabalhos no Poder Legislativo. E foi no uso da palavra livre que o vereador mandou o recado direto.
“Eu pedi dois edredons porque tinham famílias necessitadas. Fiquei decepcionado com a senhora [secretária]. Eu sei o que é passar fome e frio. Acho que a senhora nunca passou. Fizeram pouco caso comigo. Estou falando isso na frente da senhora. Se a senhora não quer trabalhar na Assistência, que volte para a sala de aula”, esbravejou Teodoro, durante a sessão.
O presidente Edésio Pedrinho Tomasi até tentou diminuir o impacto da ruptura, ao defender a secretária, mas sem sucesso.
Secretária prefere não se manifestar
Procurada pela reportagem, a secretária Rúbia Alice Tamanini Duarte disse que não se manifestaria sobre o assunto e pediu para que o Correio conversasse com a Assessoria de Comunicação.
Segundo o jornalista Daniel Rufatto, responsável pala Comunicação do Poder Executivo, informou que o assunto era entre dois poderes ao qual são independentes, e quem têm o direito de concordarem ou discordarem dos mais diversos assuntos.
O que diz o prefeito Pedroca
A reportagem entrou em contato com o prefeito Pedro Alfredo Ramos, o Pedroca. Ele se diz indignado em saber que para ajudar as pessoas mais necessitadas, se tenha tanto empecilhos e burocracia. “Tenho nojo dessa situação de ter risco de ser cassado por doar algo para as pessoas carentes”.
Ele informou que entende o desabafo do vereador Teodoro ao qual diz ser “uma pessoa que só quer fazer o bem”.
“Mas é preciso que ele tenha mais calma. E ter consideração com a própria administração. Pois da maneira que falou, deu a entender que julgou todos da administração e não é assim. Foi meio exagerado”, analisa.
O prefeito Pedroca entende que o trabalho da secretária é bom e é preciso analisar sempre os dois lados, seja positivo ou negativo. “Sinceramente, acho que os dois erraram”.
Nesta próxima semana, com os ânimos já mais frios, o prefeito Pedroca chamará os dois no gabinete para conversar sobre o assunto e colocar um ponto final na polêmica.