Alinhado às demandas regionais, o curso de Design de Moda do Centro Universitário de Brusque (Unifebe), por meio das disciplinas de Tecnologia do Calçado e Projeto de Moda: Coleção de Calçados e Acessórios, busca proporcionar aos futuros designers, contato com as mais variadas áreas de atuação na Moda. Foi com o intuito de aproximar as acadêmicas da 7ª fase com o mercado de trabalho, que em parceria com a Lia Line, de Nova Trento, as estudantes desenvolveram uma linha de calçados.
Antes de transformar os croquis em um calçado real, as alunas saíram da sala de aula para conhecer de perto o processo produtivo da empresa, desde a pesquisa, modelagem e acabamento dos calçados. A partir desses conhecimentos prévios, divididas em equipes, as estudantes ficaram responsáveis por uma das marcas do Grupo, sendo elas a Lia Line, Mini Sua Cia, Off Line e Sua Cia.
Depois de estudarem a identidade da marca, os preços praticados, as acadêmicas voltaram para a sala de aula e pesquisaram na plataforma WGSN uma macrotendência com foco no Verão 2022. A partir dessa tendência, criaram uma persona para a marca, descreveram os critérios norteadores e desenvolveram o tema da coleção, com conceito, materialização e cartela de cor. Para contribuir com a criação das estudantes, outros acadêmicos e funcionários foram convidados a opinar como consumidores daquele produto.
Com os dados as acadêmicas desenvolveram uma linha de calçados com sete modelos, levando em consideração o salto escolhido pela própria empresa. Dos sete croquis, um foi escolhido pelas estudantes para ser produzido fisicamente. “Nosso intuito era fazer essa ligação entre as futuras designers e esse importante nicho de mercado que é o calçadista. Por estarmos bem próximos de Nova Trento e São João Batista, entendemos que estar alinhado às demandas regionais é visar a empregabilidade dos nossos acadêmicos”, explica o professor da disciplina de Tecnologia do Calçado, Jerônimo Tridapalli.
Para apresentar os calçados produzidos, na disciplina de Projeto de Moda: Coleção de Calçados e Acessórios, as acadêmicas fizeram uma produção de moda e fotografaram as peças escolhidas pela empresa. “Utilizamos a metodologia de Design Thinking para o desenvolvimento e criação das coleções. A junção das duas disciplinas enriqueceu o conhecimento das estudantes sobre a área, proporcionando um aprendizado prático sobre o ramo calçadista”, salienta a professora Thaissa Schneider.
Como conclusão, na última segunda-feira (14), as acadêmicas apresentaram aos representantes da empresa os resultados dos seus trabalhos. “Ficamos muito felizes e satisfeitos em ver como elas conseguiram traduzir sua paixão pela moda. Nossa empresa está de portas abertas para a UNIFEBE, pois entendemos que em iniciativas como essas, estudantes e mercado de trabalho saem ganhando com inovação e originalidade”, enfatiza Eduardo da Silva Tondin, estilista da Lia Line.
A acadêmica Mariana Eccher criou uma linha para a marca Sua Cia. Para ela, ter esse contato real com a empresa possibilitou enxergar a realidade do mercado. “A partir desse projeto aprendi a valorizar muito mais esse produto fashion, inclusive os profissionais da área. Entender o que é comercial é perceber que muitas vezes o que a gente quer não é o que o público deseja”, complementa Mariana.
Agora, a empresa Lia Line analisará as ideias apresentadas e verificará a possibilidade de incorporar os modelos na coleção Verão 2022.