Juliano César
Vereador de Tijucas, Cláudio Eduardo de Souza, o Cláudio do Jornal (PDT), se licenciou do cargo por um mês. Ele ainda se recupera de sequelas da Covid-19 e, recentemente, passou por um procedimento para a retirada de um pequeno tumor. Com isso, o suplente João Luiz Lopes assumiu a vaga na Câmara. Isso porque, o primeiro suplente, Fabiano Morfelle, o Fabiano Goleiro, optou por não requerer a vaga.
De acordo com o Regimento Interno do Poder Legislativo, nos casos de vacância ou licença de algum dos parlamentares, deve-se realizar a convocação de um suplente para preencher a vaga em aberto, completando assim o quadro de treze vereadores em exercício.
Candidato ao cargo de vereador nas Eleições de 2020, João Luiz Lopes conquistou 270 votos no último pleito, resultado que concedeu a ele a classificação de segundo suplente pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) durante a atual legislaura. O primeiro suplente pela agremiação, Fabiano Morfelle, foi convocado pela Câmara, mas optou por não assumir a vaga.
Esta não é a primeira vez que Lopes assume a vereança. Em 2018, por meio acordo intrapartidário, ele, suplente, assumiu a vaga do então titular Fabiano Morfelle durante o mês de setembro. Durante os 30 dias em que esteve na Câmara, foi autor de oito indicações e quatro requerimentos, e coautor de um requerimento e um projeto de emenda à Lei Orgânica.